terça-feira, 28 de setembro de 2010

EXPO2010 - ANGOLA EXIBE VIDEO SOBRE A PALANCA PRETA

Um documentário em vídeo intitulado “O Resgate da Palanca Negra Gigante” é hoje exibido em estreia, no pavilhão de Angola na Exposição Universal de Xangai, China.
A exibição do vídeo, com a duração de duas horas, insere-se nos festejos do Dia Nacional de Angola na Expo’2010, comemorado no domingo com pompa e circunstância, na presença do Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
Segundo Albina Assis Africano, Comissária Geral de Angola na Expo, com a exibição do documentário, entre hoje e quinta, Angola volta a surpreender numa exposição universal com as suas características únicas de fauna como na flora.
“O Pavilhão de Angola vai albergar uma celebração da Palanca Negra Gigante, uma das criaturas mais raras do mundo inteiro. O evento terá início às 11 horas locais com uma conferência de imprensa em que se apresentará o animal extraordinário e a sua história”, disse a comissária.
Referiu que a Palanca Negra Gigante é considerada como uma figura mitológica no país e um símbolo de vivacidade, velocidade, beleza e acuidade visual. “Pela sua raridade e singularidade, o animal é tido em grande respeito pela população angolana, que acredita existir uma relação histórica que os amarra juntos”, explicou.
A Palanca Negra Gigante foi considerada uma espécie ameaçada desde o início do século passado e está em risco ainda maior agora, depois de a espécie ter sido quase dizimada durante a Guerra Civil.
Segundo dados ambientais, existem apenas 10 exemplares em todo o mundo, dos quais apenas dois são do sexo masculino e um é recém-nascido.
Assim, a população angolana é extremamente atencioso com a segurança desta criatura, como é demonstrado através da criação de um projecto sobre conservação da Palanca Negra Gigante em Angola.

Sem comentários: