sábado, 1 de outubro de 2011

GRUTA DE NZINGA-A-NZAMBI NO UIGE COM POTENCIAL PARA TURISMO

Um projecto denominado “Turi-Uíge” está a impulsionar o sector turístico na região, tendo em conta a descoberta, nos últimos meses, de novos locais que podem atrair excursionistas angolanos e estrangeiros, provenientes de vários pontos do país e do mundo.
O director provincial de Hotelaria e Turismo do Uíge, Abraão Laurindo da Silva, disse ao Jornal de Angola que o projecto está virado para a realização de acções de descoberta, levantamento e usufruto dos locais turísticos que a província oferece, acreditando que isso vai atrair cada vez mais excursionistas.
A província do Uíge possui muitos locais que são verdadeiros encantos naturais e que devem ser melhor aproveitados pelos jovens empreendedores. Além dos já conhecidos pelos nativos e visitantes, como a famosa Lagoa do Feitiço e a ponte sobre o rio Dange, no município do Quitexe, e a Lagoa do Mufututu, no Songo, o projecto permitiu, segundo o responsável, a descoberta das Grutas da Cabala, no Negage, Gruta do Nzenzo e Pedras do Bombo, no Ambuíla, e a Gruta de Nzinga-à-Nzambi, localizada no município do Bembe.
“A descoberta de locais e sítios como a Pedra de Malele, no município de Maquela do Zombo, as Grutas de Ambuíla, as Cascatas do Rio Nzadi, as Quedas do Rio Cuilo e outros tantos por descobrir vão surpreender os turistas que, nos próximos dias, visitarem as terras do bago vermelho”, disse o responsável.
Em saudação ao Dia Mundial do Turismo, a direcção provincial da Hotelaria e Turismo promoveu sábado passado uma excursão ao município do Bungo, onde os jovens empreendedores fizeram trocas comerciais, durante a realização de uma feira agropecuária.
Na província do Uíge, o programa de actividades alusivas ao 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, começaram no dia 16, com a recepção de um grupo de estudantes da Universidade Privada de Angola (UPRA), que debateram “O Estado Actual do Desenvolvimento da Hotelaria e Turismo em Angola” durante uma conferência, além da realização de uma palestra sobre “A Importância do Turismo”.

2 comentários:

Sérgio O. Sá disse...

Sempre que descubro algo sobre Angola, como este blogue, por exemplo, me entusiasmo, pois por Angola passei entre 1965 e 1968, como militar do então exército colonial. Mas não combati contra os naturais dessa grandiosa Terra que eu sabia que não era minha. Dessa Terra e da sua Gente que gostei de conhecer e pelas quais me afeiçoei.
Das constantes descobertas que vão acontecendo por lá, uma me chamou mais a atenção: a PEDRA DE MALELE.
Eu permaneci em Melele 10 meses, e lá vi também algo muito interessante que espero esteja registado nos cadastros do Turismo Angolano. Era a CATARATA de Malele, no rio Sanguene, algumas centenas de metros a sudeste do nosso aquartelamento que se situava quase na linha de fronteira com o Congo.
Gostava que alguém me falasse dessa beleza natural que vale a pena visitar.
Um abraço a todos os angolanos.
Sérgio O. Sá «sergio.o.sa@sapo.pt»

Sérgio O. Sá disse...

Agradeço a quem me puder falar da PEDRA DE MALELE, sua localização e, se possível, envio de foto.
Há 45 anos conheci Malele e a queda de água no rio Sanguene. Queda digna de se ver e curiosa pelo mistério que envolve. A água da ribeira, que corre à superfície, cai abruptamente numa larga cratera com vários metros de profundidade, daí se esvaindo por uma galeria subterrânea,tomando uma direção oposta à do seu curso exterior. Agraço a quem me puder falar desses motivos naturais da zona de Malele. Uma vez mais o meu obrigado. Abraço ao Povo angolano. Sérgio O. Sá - sergio.o.sa@sapo.pt