segunda-feira, 26 de outubro de 2009

BILHETE DE IDENTIDADE ANGOLANO - 1

ministerio da justicaO ministério da Justiça garante que o modelo foi discutido e aprovado no parlamento.

Continua a polémica sobre o Bilhete de Identidade angolano. A ministra da justiça parece que até foi contra o parecer do JES. Um pouco de graxa...


A polémica que se instalou em Angola em torno do modelo do novo Bilhete de Identidade está centrada numas minúsculas imagens com os rostos do Presidente José Eduardo dos Santos e do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, postas ao lado do mapa de Angola e do símbolo da República na parte superior de uma banda magnética. Estas imagens e outras particularidades, com pouco mais de um milímetro, fazem parte do dispositivo de segurança que promete a não falsificação do documento.

A oposição diz tratar-se de um acto partidarizante, com Alcides Sakala, da UNITA, a dizer que apesar de José Eduardo dos Santos ser o Presidente da República, e o MPLA ser o partido que está no poder, há muitos angolanos que não se revêem no programa, defendendo a despartidarização e o respeito pelos princípios fundamentais de cidadania.

Durante as discussões na Assembleia Nacional que aprovou o projecto de modernização deste documento, de acordo com Alcides Sakala, a ministra da Justiça não terá feito qualquer menção da inclusão dos rostos de José Eduardo dos Santos e de Agostinho Neto. “Não discutimos este assunto na Assembleia, pelo contrário as imagens foram colocadas de forma subtil”, disse. Uma outra fonte da UNITA, que prefere manter-se no anonimato, disse que o que se apresentou ao parlamento, de facto, foi uma máscara do modelo e que na altura não se chegou a tais pormenores, embora ache que a ministra tinha a obrigação de se referir a estes elementos.

Sem comentários: