sexta-feira, 15 de maio de 2009

QUIRIMBO 70

Muitos me têm perguntado o porquê do pseudonimo "Quirimbo 70" que eu uso nos meus livros.
A explicação é simples: tanto o nome Quirimbo como o Setenta, têm a ver com duas pequenas povoações perdidas no mato em Angola.
Mesmo que tenhamos andado por muitos lados, que os anos passados noutros lugares até sejam superiores, estou em crer que são os anos do princípio da nossa adolescencia, aqueles que ficam mais vincados na nossa mente. Foi precisamente no Quirimbo onde completei a instrução primária e embora seja um lugar que na altura apenas tinha além da escola e da casa do Administrador de Posto, mais dois comércios, onde ficaram as minhas melhores recordações daqueles lindos pôr-do-sol e daquele cheiro intenso a terra a molhada.
Quando pensei escrever debaixo de um pseudonimo, facilmente um nome surgiu: Quirimbo!
Setenta, tem a ver com uma pequena estação de caminhos de ferro que ficava uns poucos de quilómetros abaixo do Quirimbo. Então aqui estava o nome que iria usar: Quirimbo70!

Sem comentários: