sábado, 16 de maio de 2009

OS NOVOS RETORNADOS

Na altura da descolonização das províncias ultramarinas, chamaram "retornados" tanto àqueles que efectivamente retornavam às suas terras de origem, como também a dezenas de milhar de outros que haviam nascido nessas terras e que tiveram de abandonar.  Como já o disse várias vezes, a estes o tal "termo" não se pode aplicar, antes eram refugiados de uma guerra que Portugal incentivou a desenvolver-se. Mas o mundo dá voltas!
Alguns desses que não se enquadravam nessa designação , são hoje novamente chamados de "retornados" e agora estão plenamente de acordo com o tal termo. Falo como já entenderam, dos naturais de Angola e que agora retornam àquele país. Estive há dias a falar com uma pessoa amiga que por lá ficou e agora tem o previlégio (e também o trabalho) de receber alguns amigos que têm a coragem de voltar e ajudar na reconstrução.
Confesso que não me acho com tal coragem, nem tão pouco penso num regresso ainda que fosse de passeio, mas não deixo de registar essa coragem de todos aqueles que agora fazem essa viagem de "retorno".
Esses sim, devem ser chamados de "RETORNADOS".

Sem comentários: