segunda-feira, 4 de maio de 2009

ESTAREI ERRADO?

Custa-me bastante aceitar quanto oiço alguns retornados (poucos), afirmarem que os europeus tinham de sair de Angola na altura da independência. Já ouvi mesmo a frase que éramos colonizadores e tínhamos de descolonizar!
Aceito que existia em Angola uma "classe" de protegidos, grandes empresas que enriqueceram à custa do suor de negros, mas também de brancos. Não aceito contudo que se meça tudo pela mesma bitola. Será que o que distingue os verdadeiros angolanos é a cor da pele? Porque nunca fui nem sou racista acredito que não, por isso considero-me tanto angolano como os meus amigos e tenho bastantes de pele escura.
Será que a vinda apressada e o colapso de todo um sistema beneficiou Angola?
Os factos respondem por si. Um país 30 anos estagnado, mais de um milhão de mortos e outras centenas de milhar de mutilados! O que me admira nisto tudo é o silencio, o não apontar de responsabilidades e até o admirar dos responsáveis que deveriam no mínimo remeter-se ao silencio e deixarem de andar a pavonear-se como se tivessem sido uns heróis, quando na verdade não passaram mesmo de uns cobardolas, ao abandonarem à sua sorte mais de um milhão de pessoas que sempre acreditaram trabalhar na "sua" terra.
Continuo acreditar que um dia a história dos dois países vai ser reescrita e o dedo apontado a nomes sonantes dos nossos actuais governantes!
Para aqueles que vieram na "leva" de 1975 e se expressam da forma como acima citei, só deixo uma palavra: se assim pensam, foi pena não terem vindo mais cedo, porque destes, Angola não precisava!

Sem comentários: