sábado, 1 de agosto de 2009

LAR DE IDOSOS E O IRS

Quando se ouvem os nossos governantes a falar tanto no nossos idosos, fica-se com a impressão que estão efectivamente preocupados com o seu bem estar e por isso as leis em vigor contribuem para que este segmento da sociedade possa passar os seus ultimos anos com alguma dignidade. Ora a verdade é precisamente o contrário!
Andei alguns anos pelo estrangeiro e fiquei pasmo quando numa contribuição de IRS apenas se encontra para dedução à colecta, a mísera quantia de 362.10€, notem bem: trezentos e sessenta e dois euros e dez cêntimos, de todas as despesas que um filho dum idoso gasta por ano num Lar.
Gostaria de perguntar a estes senhores se é possível encontrar um Lar onde se pague este valor mensalmente, mas notem que os 362.10€ é o montante máximo a deduzir por ano!
Só posso taxar de lamentável e pedir a esses senhores que tenham um pouco de vergonha quando à boca cheia vêm para as televisões e fazem crer que estão a fazer o "tudo por tudo" para ajudar as classes menos favorecidas e sobretudo aqueles que ainda se preocupam com os seus ascendentes idosos.
Ainda mais! Se por acaso os idosos têm de usar fraldas devido a sua incontinencia, saiba que apenas pode deduzir a importancia de sessenta e poucos euros por ano.
UMA VERGONHA!

Sem comentários: