A petrolífera estatal norueguesa Statoil tenciona vir a explorar petróleo em Angola mostrando-se confiante quanto à obtenção de licenças para o efeito.
A Statoil, centrada na Noruega, tem vindo a ampliar a sua actividade ao continente africano através de parceria estabelecidas com grandes companhias petrolíferas como a Exxon, a Chevron e a Sonangol. Apesar de já possuir participações em alguns campos petrolíferos, a Statoil ainda não opera qualquer campo petrolífero no nosso país. No entanto, as parcerias firmadas asseguram à empresa norueguesa uma quota de produção da ordem 200.000 barris diários.
A Statoil está a conceder apoio técnico na exploração do novo campo de Gimboa, operado pela Sonangol e situado em águas profundas, a 85 km da costa angolana. Lukoki Sebastião, vicepresidente da Statoil Angola, acentua que “mantemos com a Sonangol um relacionamento especial”, considerando que esta circunstância “ poderá funcionar a nosso favor no que respeita a futuros projectos”.
“Ainda não estão a operar, mas esta é uma das nossas ambições”, confessou aquele responsável à agência Reuters à margem de uma conferência realizada em Londres. “Vamos competir quando Angola abrir a próxima ronda de licitações, mas desconhecemos quando tal terá lugar. Estamos, todavia, confiantes de que poderemos vir a ganhar alguma coisa no processo de licitação.”
Sem comentários:
Enviar um comentário