sábado, 3 de janeiro de 2009

NAO COMPREENDO

Continuo a ter alguma dificuldade em compreender, quando constacto haver algumas pessoas angolanas que continuam a não aceitar a sua história, sobretudo quando essa história mostra cenas menos próprias, como aquelas cometidas pela UPA em 1961 nas fazendas do norte de Angola. Outras ainda são mais exageradas e tudo quanto seja negativo no seu país, pois existe em todos, lá estão eles a bradar aos céus.
Será que a Alemanha esconde o seu passado, especialmente dos tempos hitlerianos? Creio que o registo da história menos boa dos países, serve para mostrar ao mundo ate onde poderão ir os devaneos humanos quando não controlados e sobretudo para que episódios destes não se voltem a repetir.
As pessoas que pensam que parte da sua história deveria ser apagada, fazem lembrar os antigos habitantes de Babilónia, que apenas registavam os seus feitos e as suas vitórias, não constando nos seus anais nenhuma referencia aos fracassos, as vergonhas e as derrotas que por certo tiveram e foram registadas pelos povos vizinhos.
Todos os países têm o seu lado escuro, a própria igreja católica tem o seu, talvez bem mais horroroso do que os massacres cometidos em Angola contra pessoas indefesas e falo de ambos os lados, assim devemos aprender a viver e aceitar o que é nossa história, pois infelizmente o homem tem mostrado que não aprende com os erros cometidos pelos outros, parece que sente algum "prazer" em ser ele a meter as mãos nesse lado negro da história da humanidade.
Assim, creio que não terão nenhuma razão aqueles que não aceitam o seu passado, pois do ontem pouco poderão fazer, mas lembrando-se disso, o hoje e sobretudo o amanha poderão ser muito diferentes.

Sem comentários: