terça-feira, 12 de agosto de 2008

OS RETORNADOS

Ontem tive a certeza que uma grande maioria dos antigos habitantes de Angola, não enjeita serem chamados de "retornados", como aliás fiz referencia numa intervenção que fiz recentemente.
Tenho um familiar que devido a graves problemas de saúde, "AVC", já por mais de quatro anos se encontra internado num lar para idosos, local onde lhe podem prestar os cuidados de saúde que necessita, cuidados esses que a família infelizmente não tem condições para isso. Recentemente conseguimos arranjar um novo lar com umas condições bastante melhores e uma assistencia mais completa, para onde o mudamos ontem. Como acontece sempre com todos nós quando chegamos a algum sítio desconhecido, também esta pessoa idosa se sentia apreensiva, apreensão essa agravada quando esse alguém como este meu familiar, se encontra totalmente dependente de terceiros.
Quando uma das empregadas soube que este novo utente tinha vivido bastantes anos em Angola e tinha regressado na leva de 75, chegou-se a ela e disse simplesmente: EU TAMBÉM SOU RETORNADA! Uma frase simples, mas tão cheia de significado, que foi o suficiente para acalmar esta pessoa idosa, arrancando-lhe mesmo um sorriso, aqueles sorrisos de cumplicidade que trocamos com as pessoas que já conhecemos há muitos anos.
Sim, mais do que nunca continuo a acreditar que esta palavra "RETORNADOS", identifica um povo, povo esse que não se deve envergonhar de assim ser chamado, mesmo que alguns o achem prejurativo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vivo presentemente em Angola e não vivi "na pele" o drama de muitas familias nos meses que se seguiram ao 25 de Abril de 1974 até ao dia da independência da Angola, pois encontrava-me em Portugal, país do qual sou natural.
Acompanhei por isso, de lado, esses momentos trágicos, no êxodo em massa para o velho continente.
Sei que grande parte dessas pessoas deixaram não só os seus bens materiais mas também outros bens de muito maior valor. Deixaram as suas amizades, as suas vidas, partindo para uma outra realidade, da qual alguns nem conheciam, por nunca terem saído de Angola, onde nasceram e viveram até ao dia da partida.
Para esses, o termo "retornados", acho que foi aplicado incorrectamente, pela sua própria condição. "Deslocados" teria sido a palavra certa.
ADN

Unknown disse...

Visite e comente em: http://foradejogo08.blogspot.com/


Semanalmente noticias do futebol em Angola....