sexta-feira, 5 de março de 2010

POLIGAMIA EM ANGOLA SIM OU NÃO?


A Fundação Agostinho Neto realiza hoje às 9 horas, no auditório da empresa de seguros AAA, na Avenida Lénine, um debate com o tema “poligamia ou adultério?”.

Enquadrado nas celebrações alusivas ao Dia da Mulher Angolana e ao Dia Internacional da Mulher, o encontro, que acontece no âmbito da 1ª edição da mesa redonda Diálogos em Família, realiza-se sob o lema “a nova ordem começa em nossa casa”.

A deputada Irene Neto, membro da direcção da Fundação Agostinho Neto, explicou que escolha do tema se deve ao facto do assunto ser actual, porque existem várias manifestações e práticas concretas na vida dos angolanos, quer na zona urbana como na rural.

A primogénita do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, acredita que “existe um debate mesmo a nível da própria Constituição agora em vigor, uma vez que há usos e costumes e os hábitos da modernidade que podem até influenciar o sistema familiar, trazendo até malefícios para a família e as pessoas”.

Uma das mentoras da fundação, a dra. Irene Neto acha pertinente a discussão do tema porque a nova Constituição defende o direito costumeiro: “Há regiões onde a poligamia é um facto, mas nas cidades, onde existem igrejas e se defende a monogamia, existe conflito entre as duas situações. É preciso definir bem o que é a poligamia”, defende a médica.

O debate estará a cargo de palestrantes como o frei João Domingos, da Igreja Católica, os psicólogos Laurindo Vieira e Maria da Encarnação Pimenta, assim como o jurista João Pinto e a socióloga Fátima Viegas.

Foram também convidados a deputada Adélia de Carvalho, o biólogo e tradicionalista Makuta Nkondo, o engenheiro António Henrique da Silva e a ........continuar a lerhttp://www.cubataworldphotos.com/viewtopic.php?f=180&t=696&p=9445#p9445

Sem comentários: