O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, visitou ontem, na cidade do Namibe, as obras da futura Academia de Pescas.
Na Academia, projectada para servir Angola e países da região, Fernando da Piedade percorreu os cinco edifícios em fase de acabamento, contemplados na primeira fase da obra, que iniciou em Outubro de 2008 e deve terminar em Maio do próximo ano.Nos cinco edifícios vão funcionar as Faculdades de Ciência Básicas, Pescas, Processamento e Transformação de Pescado, Recursos Aquáticos e Aquacultura e serviços administrativos.
A Polónia vai financiar um sexto edifício, onde vão funcionar simuladores de navegação marítima.
Na segunda fase do projecto, que ainda não tem data para o seu arranque, são construídos centros de salvamento e um simulador de luta contra incêndios.
Domingos Machado, coordenador do projecto pela parte angolana, disse que com a criação da Academia regional muitos cidadãos, depois de concluírem cursos básicos e médios na província ligados às pescas, deixam de procurar outros cursos que nada têm a ver com o sector.
Anunciou que, numa primeira fase, a Academia vai arrancar com 500 estudantes e empregar dezenas de trabalhadores para a manutenção física das estruturas.
O coordenador do projecto pela parte polaca, Piotr Olexinki, garantiu que a primeira fase do projecto está quase concluída e a Polónia, co-proprietária do projecto, vai fornecer móveis para apetrechamento das faculdades e todos os programas científicos para os diferentes cursos.
A Polónia, acrescentou, vai ainda oferecer vários laboratórios científicos para os edifícios e professores para os diferentes cursos.
Piotr Olexinki disse que o contrato para o arranque da segunda fase já está negociado, aguardando-se apenas pela aprovação do Executivo. Tiago Vaal, da empresa portuguesa que fiscaliza a obra, garante que a previsão para a conclusão da primeira fase da obra é para Maio do próximo ano.
Garantiu que a primeira fase da obra está concluída em 60 por cento, salientando que, se não houver constrangimentos todos os edifícios devem estar concluídos no próximo ano. Sublinhou que na segunda fase vão ser construídas residências para os professores, centro de salvamento, entre outras.
Antes de deixar ontem o Namibe, o Vice-Presidente entregou no Porto Pesqueiro três viaturas para apoiar a pesca artesanal. Fernando da Piedade visitou ainda as obras do edifício onde vão funcionar as direcções provinciais e os Pavilhões multiuso do ex-Instituto de Educação Física Saidy Mingas.
Sem comentários:
Enviar um comentário