segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ENERGIA DO GOVE NO PROXIMO ANO

A barragem do Gove pode começar a fornecer energia eléctrica a partir do primeiro semestre do próximo ano, com a entrada em funcionamento da primeira turbina, garantiu, na sexta-feira, na cidade do Huambo, o representante da empresa fiscalizadora da obra.
O Executivo, afirmou Rogério Antão, está a concluir o processo de reinstalação da barragem hidroeléctrica do Gove, com capacidade para produzir cerca de 70 mega watts para as províncias do Huambo e do Bié.
O primeiro grupo gerador de energia, referiu, deve começar a funcionar em 31 de Março.
A barragem do Gove, na província do Huambo, concluída em 1975, foi alvo de sabotagem na década de 1990, durante a guerra.
O projecto de recuperação da barragem do Gove inclui a construção de três novas turbinas, com capacidade, cada uma delas, de 20 mega watts, suficientes para abastecerem as províncias vizinhas do Huambo e Bié. 
A recuperação da barragem do Gove prevê igualmente a instalação de linhas de transportes da energia. A central hidroeléctrica do Gove vai relançar o desenvolvimento económico e social da região centro e sul do país.

Sem comentários: