Segundo José de Oliveira Fontes Pereira, que além de executante é um exímio construtor de dikanzas, existe um modelo construtivo, assente em 18 passos, para se obter uma perfeita dikanza:
1º Cortar o bordão no tamanho desejado, daí obtendo-se a altura.
2º Quebrar as arestas com lixa desbastadora número 40 ou 60.
3º Raspar o bordão com uma faca de aço.
4º Passar a lixa número 100 ou 120 sobre o bordão para estimular a inspiração na confecção e se obter uma superfície menos áspera.
5º Tapar as bases exteriores com serradura e cola branca e deixar secar.
6º Marcar o tamanho dos punhos e seguidamente caracterizar o sector rítmico na medida desejada.
7º Marcar com uma caneta de feltro sobre o bordão, a fim de se determinar as divisões das ranhuras que constituirão o sector rítmico.
8º Passar a serra sobre os riscos para a formação das divisões e das ranhuras.
9º Passar uma grosa sobre as aberturas lado a lado.
10º Passar uma lima de quatro polegadas entre as divisões, para as tornar ovais, obtendo-se assim uma boa confecção.
11º Passar uma linha de meia cana de lado a lado para quebrar as arestas. Daqui obtêm-se ranhuras do tipo A.
12º Passar entre as divisões das ranhuras lixas número 100 ou 120 para tirar as sobras
13º Passar lixas de 120 e150 sobre o sector rítmico, para embelezar a dikanza, de forma a torná-la atraente.
14º Abrir a saída do som tirando a fibra interior, tornando-a oca.
15º Quebrar com uma faca as arestas na margem para não ferir os dedos e lixar toda a superfície côncava.
16º Forrar as bases interiores com serradura e cola branca.
17º Desenhar padrões nos punhos se desejar.
18º Polir os punhos com verniz, de tipo celuloso ou sintético.
A história da Música Popular Angolana regista os nomes de Euclides Fontes Pereira (Fontinhas, Ngola Ritmos), Adolfo Coelho (Kiezos), Zé Fininho (Negoleiros do Ritmo), Raúl Tolingas, Bonga e Augusto (Jovens do Prenda), como sendo os mais notáveis tocadores de dikanza. Yuri da Cunha, Lolito (filho de Lulas da Paixão), e Dina Cláudia, são os mais importantes seguidores, da nova geração de instrumentistas.
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