segunda-feira, 28 de junho de 2010

ATROPELA POLICIA AO TENTAR FUGIR

Esta notícia que li hoje no Correio da Manhã deixou-me estupefacto!
Um homem de vinte e poucos anos que se meteu no carro para não ser identificado pela policia e com uma taxa de alcool de 1,26, acabou mesmo por atropelar um agente da PSP arrastando-o por uns dez metros e partindo-lhe um pé.
Levado ao juiz.....................este decretou que saísse em liberdade!
Isto passa-se em Portugal!
Adoptamos tantas coisas dos Estados Unidos da América, para quando um sistema judicial igual ao "colosso mundial"?
Serão as Leis? Serão os juízes?
Creio que noticias destas devem envergonhar qualquer português, especialmente aqueles que vivem no estrangeiro, pois acreditem que são motivo de "gozo" dos habitantes onde se encontram.
Se nos USA qualquer automobilista atropelasse um policia com intenção, poderia estar certo que o policia disparava a sua arma e estejam certos que não o fazia para o ar.
Se no disparo matasse esse criminoso o que aconteceria ao policia?
Em Portugal um processo e possivel sentença condenatória, nos USA um elogio por contribuir para a boa Ordem Pública.
Quão atrasados estamos!!!!!!!

domingo, 27 de junho de 2010

COMISSÁRIO PAULO DE ALMEIDA ANUNCIA REESTRUTURAÇÃO

O Comando de Polícia de Protecção de Objectivos Estratégicos (CUPPOE) vai ser reestruturado visando adequá-lo ao actual momento de paz, anunciou quinta-feira, em Luanda, o segundo comandante geral da Polícia Nacional para Ordem Pública, comissário-chefe Paulo de Almeida.
Paulo de Almeida fez estas declarações na cerimónia que marcou o acto central do 34º aniversário do Comando de Polícia de Protecção de Objectivos Estratégicos, na comuna do Kikolo, município de Cacuaco.
Afirmou que este é o último ano em que se comemora o aniversário do CUPPOE, tendo em conta as mudanças que se avizinham. Realçou que apesar das transformações anunciadas, a protecção dos objectivos estratégicos vai ser assegurada, mas noutros moldes.
O comissário chefe Paulo de Almeida disse que, com a paz efectiva, o sistema de vigilância tem que ser mais moderno, objectivo e seguro.Recordou que o CUPPOE foi criado numa altura de grande complexidade político-militar, em que todos os objectivos estratégicos corriam risco de destruição, em função da guerra que na altura se vivia no país.
“O CUPOE desempenhou um papel fundamental na preservação do nosso património nacional. Muitos foram os combates renhidos em que participaram efectivos do CUPOE, onde alguns perderam a vida e outros ficaram mutilados. O Estado angolano tem orgulho de muitos efectivos devido ao contributo dado em prol da Pátria, porque souberam cumprir a missão com honra e espírito de missão”, disse.
Paulo de Almeida revelou que apesar das estruturas e meios de que dispõe, a Polícia Nacional não está capacitada para assumir a protecção de todos os objectivos estratégicos do país.
Deste modo, defendeu a necessidade de se definir o que a Polícia, como força de manutenção da ordem e tranquilidade públicas, deve proteger directamente. Durante o acto que marcou o 34º aniversário do CUPPOE houve entrega de certificados aos efectivos que mais se destacaram nas suas missões.

JULGAMENTO DOS EX "COMANDOS BÚFALO"

A sentença do julgamento de 59 ex-militares “Comandos Búfalos”, acusados de formação de um exército privado, posse ilegal de armas, rebelião armada, uso indevido de uniforme e associação secreta, é conhecido no próximo dia 16 de Julho.
Ontem, durante a leitura dos quesitos, o juiz da 4.ª secção de crimes comuns do Tribunal Provincial de Luanda, Luís Graça, que julga o caso, decidiu marcar a leitura da sentença para o dia 16 de Julho, depois de observadas todas as formalidades legais do processo que tem o número 483/08.
Durante a audiência de ontem, a 4.ª secção da sala de crimes do Tribunal Provincial de Luanda foi pequena para acomodar dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e curiosos que pretendiam acompanhar o julgamento.
Entre os vários quesitos apresentados, o juiz Luís Graça afirmou ter ficado provado que os réus Martinho Ngola, Sozinho Mendes e demais terão fundado as Forças Armadas de Segurança Estratégica para a Defesa de Angola (FASEDA) e recrutado pessoas nos bairros Zango, município de Viana, Kikolo, Mulenvos e no município de Cacuaco para servir a pretensa organização. Foi também provado que a FASEDA tinha objectivos militares contra o Estado angolano.
Antes da leitura, o processo apresentava 69 quesitos, mas a intervenção dos advogados de defesa dos réus elevou para 73, a soma total.

TRIBUNAL DE CONTAS FISCALIZA PROCESSOS DE CANDIDATOS

O presidente do Tribunal de Contas homologou, na quarta-feira, em Mbanza Congo, 1.091 processos de admissão dos candidatos aos concursos públicos promovidos, este ano, pelas direcções provinciais da Saúde e Educação.
Julião António, que concluiu o exercício de verificação das candidaturas aos concursos públicos realizados em todas as províncias, disse que o Zaire foi contemplado com 1.300 vagas, 209 das quais não foram preenchidas devido a irregularidades nos processos individuais. “Apesar do volume de processos, conseguimos visar todos, num total de 1.091. O resultado é satisfatório, quer para a província, quer para nós, na medida em que são novos quadros admitidos na função pública para reforçar e servir os interesses do Zaire”, disse.
Julião António afirmou que as candidaturas de angolanos regressados da República Democrática do Congo “foram recusadas por ausência de equivalências dos seus certificados de habilitações literárias”.
O presidente do Tribunal de Contas aconselhou os governos provinciais a serem rigorosos na recepção dos documentos destinados aos concursos públicos para se evitarem casos de anulação de candidaturas, numa altura em que a escassez de quadros qualificados, um pouco por todo o país, é acentuada.
“Quando forem abertos concursos públicos, a entidade competente deve dar a conhecer o leque de documentos necessários para o posto em causa”, frisou, adiantando que o júri constituído deve afastar todos os processos incompletos para evitar que o trabalho seja feito pelo Tribunal de Contas.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

RADIOS COMUNITÁRIOS EM TODO O PAÍS

A ministra da Comunicação Social anunciou, na terça-feira, em Cabinda, a criação, nos próximos dias, de rádios comunitárias em todo país, sobretudo nos municípios, para permitir uma maior participação da sociedade civil no exercício da cidadania.
Carolina Cerqueira, que falava num encontro com jornalistas, realizado no auditório da Rádio Provincial de Cabinda, acrescentou que, a par deste projecto, o Ministério da Comunicação Social vai continuar a envidar esforços para fazer chegar o sinal da rádio e da televisão às zonas ainda sem cobertura , sobretudo no leste, onde as dificuldades são maiores.
No quadro do desenvolvimento socioeconómico do país, salientou, a comunicação social desempenha um papel importante, o de informar e formar. “É preciso incutir nos angolanos novas atitudes e comportamentos capazes de permitirem que o país atinge níveis desejáveis nos domínios socioeconómico e da valorização do homem em todas as dimensões”, referiu.
Carolina Cerqueira frisou que o Presidente da República tem estado a dar importância ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da comunicação social e que, por isso, a sua atenção está virada para a formação dos jornalistas e modernização do sector.
Carolina Cerqueira foi acompanhada na deslocação a Cabinda pelo directores nacional de informação, José Luís de Matos, do centro de documentação e divulgação, Pedro Cabral, do gabinete de acompanhamento às províncias, João Maria Borges e do CEFEJOR, Albino Carlos e pelo inspector do Ministério da Comunicação Social, Lázaro Lucango Paulo.
A ministra visitou os centros emissoras da RNA e TPA, Rádio Comercial de Cabinda, o centro de produção da televisão, a direcção provincial da Comunicação Social, Edições Novembro, Angop e a emissora provincial da Rádio Nacional de Angola.

BRASIL EMPRESTA A ANGOLA MIL MILHÕES DE DOLARES

O Brasil concedeu ontem a Angola uma linha de crédito no valor de mil milhões de dólares. José Eduardo dos Santos e Luiz Inácio Lula da Silva rubricaram ontem, em Brasília, o Protocolo de cooperação financeira, no final das conversações oficiais entre delegações ministeriais dos dois países, no Palácio de Itamaraty.
O protocolo de cooperação financeira concluído pelas delegações ministeriais dos dois países esteve inicialmente para ser assinado pelos ministros das Finanças de Angola e do Brasil, mas pessoalmente José Eduardo dos Santos e Lula da Silva assinaram o instrumento jurídico, em cerimónia testemunhada por membros do governo federal brasileiro, empresários e responsáveis diplomáticos dos dois países na Sala dos Tratados do Palácio de Itamaraty.
José Eduardo dos Santos e Lula da Silva assinaram igualmente a “Declaração conjunta sobre o estabelecimento de uma parceria estratégica” entre os dois países. Tal como era esperado, Angola e o Brasil assinaram ao todo 12 instrumentos jurídicos que vão reger a cooperação nos próximos tempos.
Os dois países concordaram em assinar o “Ajuste complementar relativo ao Acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto de capacitação na assistência técnica e extensão rural para técnicos angolanos”, o “Ajuste complementar relativo ao acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto-piloto em doenças falciforme”, e o “Ajuste complementar relativo ao Acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto de apoio a implementação do projecto do serviço de sanidade vegetal e capacitação técnica para a inspecção fitossanitária”.
Angola e o Brasil rubricaram igualmente os seguintes entendimentos: “Ajuste complementar relativo ao acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto de apoio a formação profissional rural e promoção social em Angola”, o “Ajuste complementar relativo ao Acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto de apoio ao sistema nacional de investigação agrária”, o “Acordo de cooperação no domínio do ensino não superior e formação”, o “Acordo de cooperação no domínio do ensino superior e formação de quadros”, e o “Acordo de cooperação no domínio da Defesa”.

ANGOLA E GRÃ BRETANHA ANALISAM INTERCAMBIO PARLAMENTAR

Questões relacionadas com a possibilidade de cooperação entre os parlamentos angolano e britânico estiveram em análise durante um encontro decorrido hoje, quinta-feira, em Luanda, entre o primeiro-vice presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço, e o embaixador da Grã-Bretanha acreditado no país, Richard Wildash.
Segundo o diplomata britânico que falava à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo seu interlocutor "o intercâmbio entre os parlamentos do mundo é muito importante na constituição de países com sistemas democráticos".
Disse que "actualmente na Grã-Bretanha um novo parlamento está a ser constituído na base de uma coligação e que este é um bom momento para trabalhar em conjunto com a Assembleia Nacional angolana".
Richard Wildash que iniciou a sua missão diplomática em Angola a cerca de um mês, instado a pronunciar-se sobre a situação no país, referiu que está bastante impressionado com o nível de desenvolvimento fundamentalmente nos domínios económico e social.
"Tenho a certeza que o meu país pode desempenhar um papel significativo neste contínuo desenvolvimento e que a minha tarefa será ver onde estão as contribuições especiais britânicas para este processo", realçou.
O diplomata anunciou ainda a visita este ano a República de Angola de deputados do parlamento britânico, com vista a troca de informação e experiência com parlamentares angolanos.

JOSE EDUARDO DOS SANTOS TERMINA VISITA AO BRASIL

O Presidente José Eduardo dos Santos terminou hoje, quinta-feira, a sua visita oficial ao Brasil, iniciada na terça-feira.
Com o seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva rubricou um protocolo de cooperação financeira e uma declaração conjunta sobre o estabelecimento de uma Parceria Estratégica.
Na mesma cerimónia, membros dos respectivos governos assinaram acordos de cooperação nos domínios da defesa, ensino e formação de quadros.
Foram ainda referenciados acordos de ajustes complementares relativos à cooperação económica, científica e técnica para a implementação dos projectos de capacitação na assistência e extensão rural para angolanos e de apoio ao sistema nacional de investigação agrária de Angola.
Os diplomas contemplam igualmente ajustes em vários projectos de cooperação económica, científica e técnica, formação profissional rural e promoção social em Angola, a implantação dos projectos do serviço de sanidade vegetal e capacitação fitossanitária, assim como do projecto piloto de assistência a pacientes com anemia falciforme.
A assinatura dos instrumentos de cooperação foi antecedida de um encontro, em privado, de pouco mais de uma hora, dos Chefes de Estado, durante o qual terão analisado as relações bilaterais e a situação política e económica internacional.
No almoço oficial, os líderes falaram da necessidade do reforço dos laços de cooperação, visando a melhoria das condições de vida dos respectivos povos.
Na troca de discursos, o presidente angolano declarou que a visita tem o condão de aproximar os dois povos e contribuir para harmonizar os interesses comuns, nos planos bilateral, regional e internacional.
Reafirmou a pretensão de ver reforçado o intercâmbio de informações, por meio de consultas regulares, assim como perspectivada uma parceria estratégica ante os mais importantes dossiers da actual conjuntura mundial.
Anunciou, por outro lado, que Angola apoia a aspiração do Brasil a membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), pelos esforços que tem desenvolvido para a promoção do diálogo na busca de soluções duradouras aos grandes problemas mundiais do último século.
Por seu turno, Lula da Silva valorizou os avanços alcançados para uma Angola democrática e de justiça social.
Exemplificou que a Constituição, em vigor desde 5 de Fevereiro passado, é um passo para que esta jovem nação trilhe o caminho do desenvolvimento com justiça social e consolide o seu destino histórico de país soberano.
O Presidente realizou ainda, na tarde de quarta-feira, visitas de cortesia a entidades máximas do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Não foram feitas quaisquer declarações à imprensa no final das audiências.
O Chefe de Estado angolano fez-se acompanhar, nesta visita, da esposa, Ana Paula dos Santos, e do ministro de Estado e Chefe da Civil da Presidência, Carlos Maria Feijó.
Acompanham ainda o Presidente os titulares das Relações Exteriores, da Defesa, Finanças, Petróleos, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, além de altos funcionários da presidência e de vários departamentos ministeriais.

JARDIM DO LIVRO INFANTIL EM LUANDA

A quarta edição do Jardim do Livro Infantil começa hoje, às 15h00, no Parque da Independência. Organizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Governo Provincial de Luanda, o certame está inserido nas actividades do mês da criança.
Com periodicidade anual, o Jardim do Livro Infantil decorre até domingo sob o lema “Ler é Saber, Ler é Crescer”. Entre os novos atractivos estão as sessões de filmes infantis e a entrega à escritora Maria Celestina Fernandes do prémio literário “Jardim do Livro Infantil”, conquistado, em 2009, com o livro “As Amigas em Kalandula”.
Para entretenimento das crianças, a organização inclui no pacote de novidades a transmissão em directo dos programas infantis “Carrocel” e “Angolândia” e a realização de espectáculos infanto-juvenis, demonstrações de jogo Kiela, visitas guiadas aos stands de vendas, lançamento de livros e palestras.
Entre os livros para serem autografados estão os títulos “Contos de Cremilda de Lima”, “Contos de Maria João”, “Contos da Avó Ximinha” e a colecção “Piô Piô”. As palestras são sobre a “importância da literatura no desenvolvimento da criança” e a “educação ambiental”.
Estudantes das escolas de dança, teatro e música do Instituto Nacional de Formação Artística (INFA) foram convidados a ensinar expressões artísticas. O porta-voz da comissão organizadora do Jardim do Livro Infantil, Fidelino da Esperança, afirmou ao Jornal de Angola que estão inscritos mais de 50 expositores nacionais, entre livrarias e alfarrabistas.
Fidelino da Esperança sublinhou que o grande objectivo do Jardim do Livro Infantil é incentivar nas crianças o gosto pela leitura e promover a literatura. O porta-voz considerou o certame “uma excelente oportunidade para aproximar os mais pequenos dos escritores e mostrar que há crianças interessadas em conhecer os contos literários”.
Fidelino da Esperança aconselhou os pais a levarem as crianças ao local da actividade e a adquirirem os livros. “Temos recebido reclamações de que muitas crianças vivem no universo literário dos adultos. A intenção é inverter o quadro, mas é preciso que os pais ganhem a cultura de comprar livros para as crianças. Queremos que o jardim seja o ponto de partida para este propósito”, declarou Fidelino da Esperança.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ELIAS DIÁ KIMUEZU NO MAJOCAL DA ILHA DE LUANDA

Elias Diá Kimuezu, o”rei” da música angolana, e Luís Lau animam amanhã, a partir das 22h00, na Esplanada Majocal, na Ilha de Luanda, mais uma edição do projecto cultural “Noite do Semba”.
Paulo Bandeira, responsável cultural da Majocal, disse, ao Jornal de Angola, que o espectáculo tem o suporte instrumental da banda Akapaná.
Elias dia Kimuezu, considerado o rei da música angolana, nasceu no bairro Marçal, em 2 de Janeiro de 1936. De nome próprio, Elias José Francisco, ficou órfão aos 7 anos, o que o obrigou, aos 12 anos, a ir viver em casa da avó, no bairro Sambizanga, onde aprende a comunicar, de forma fluente, na língua materna, o kimbundo.
A sua constante frequência no Samba Kimúngua, na zona do Bungo, onde residiam vários operários do Porto e dos Caminhos de Ferro que tocavam e dançavam o kinganje, fez com que descobrisse, aos 15 anos, a vocação artística, que o levou a integrar-se na Turma do Margoso, como vocalista principal e tocador de bate-bate.
Dois anos mais tarde, entrou para Os Kizombas que, na altura, tocava nas farras do Salão Malanjinho, no bairro do Sambizanga.
Em 1972, em compensação, pelo trabalho em prol da música, foi distinguido com uma estatueta referente aos “11 mais da cidade de Luanda”, que premiava as 11 figuras mais destacadas nas diversas áreas profissionais e sociais na capital.
Desde os meados da década de 60 que Elias Dia Kimuezu, pela qualidade do trabalho foi considerado como “O Rei da Música Angolana”.

EXPORT HOME ABRE HOJE

A Export Home, feira ligada ao sector mobiliário e decoração de interiores, abre as portas hoje, em Luanda, num evento que se prolonga até dia 27 próximo.
Numa organização da Feira Internacional de Luanda (FIL), em parceria com a Feira Internacional do Porto (EXPONOR), o evento, que vai na segunda edição, junta 80 empresas, 30 das quais angolanas e 50 portuguesas.
A feira vê-se reduzida em participações, já que muitas empresas estrangeiras vivem ainda as consequências da crise económica e financeira.
Muitas empresas portuguesas debatem-se com problemas de tesouraria e têm dificuldades em participar em eventos do género, disse, ao Jornal de Angola, o presidente do Conselho de Administração da FIL.
Esta situação, acrescentou Matos Cardoso, reflectiu-se no número de empresas presentes.
“Só vieram as empresas capazes mas, apesar disso, não há grandes diferenças quanto à ocupação do espaço. É mínima em relação à feira anterior”, referiu.
Além dos produtos mobiliários e de decoração, a Export Home tem uma exposição de cosméticos e de roupa.
A exposição, que ocupa dois pavilhões, é realizada num espaço de 2.800 metros quadrados. São esperados dez mil visitantes, segundo estimativas da organização.

CATABOLA NA PROVINCIA DO BIÉ COM AGENCIA BANCARIA

O município de Catabola vai contar, até finais do ano em curso, com uma agência bancária do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
O facto foi anunciado pelo governador, Boavida Neto, na sua deslocação àquela circunscrição. Salientou que a abertura de uma agência do BPC vai permitir a transacção de moeda pelos comerciantes locais e não só.
O também primeiro secretário do MPLA ao nível da província do Bié disse ainda que a abertura de uma agência bancária em Catabola vai possibilitar que os funcionários públicos, com maior destaque para os professores e enfermeiros, deixem de abandonar os locais de serviço para irem ao Kuito, com o propósito de levantar os salários.
Boavida Neto referiu ainda que a abertura da agência vai também contribuir para o crédito aos camponeses locais.

COMBOIO ENTRE LUANDA E MALANGE

O presidente do Conselho de Administração dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), anunciou, na segunda-feira, para a segunda quinzena de Julho a retomada da ligação ferroviária Luanda/Ndalatando/Malange, após a reabilitação dos cerca de 400 quilómetros do troço.
Lobo do Nascimento, que falava, aos jornalistas, no final de uma viagem experimental entre o quilómetro 30, em Luanda, e o Dondo, realizada na segunda-feira, garantiu que, caso não haja entraves de última hora, o comboio pode chegar a Malanje na segunda quinzena de Julho.
A linha até Malange, afirmou, já se encontra montada e as estações reparadas.
"Reunimo-nos com o empreiteiro e o fiscal do projecto e fomos informados que há condições para o recomeço das operações comerciais entre Luanda, Ndalatando e Malange, a uma velocidade mínima entre 50 e 60 quilómetros horários”, referiu, acrescentando:
"Dentro de dias, informaremos o ministro dos Transportes sobre os resultados verificados no terreno que, em nosso entender, são bons e dão garantias de podermos retomar a operação do comboio neste troço".
Durante a viagem experimental, Osvaldo do Nascimento, acompanhado de técnicos dos CFL, visitou as estações de Catete, Barraca do Zenza do Itombo e Dondo, construídas no âmbito da reabilitação e modernização das infra-estruturas ferroviárias destruídas durante o conflito armado.
As estações, todas com dois pisos, têm área administrativa, restaurante, posto médico, salas VIP e outras de passageiros, com capacidade para entre 200 e 500 cadeiras.
A reabilitação da via ferroviária Luanda/Ndalatando/Malange, iniciada em 2005, permitiu a reconstrução de 600 passagens hidráulicas, 16 estações e 40 pontes e pontões, além de desmatamentos e redução de subidas. O Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) foi inaugurado, em 1909, com uma extensão total de 479 quilómetros, incluindo pequenos ramais.
O CFL, após a independência, entrou num longo período de declínio, dada a redução do volume de carga transportada (de 301 mil toneladas, em 1973 para 54, em 1990), perda de pessoal qualificado, dificuldades financeiras e falta de investimentos resultante da deterioração da linha.
Outro factor causador da paralisação foi o conflito armado. O tráfego ferroviário, a partir de 1984, era frequentemente interrompido. Após dois anos de paragem total, O CFL, em 1991, impulsionado pelos Acordos de Paz de Bicesse, retomou um serviço limitado entre Malange e Luanda.
O retorno do conflito armado em Novembro 1992 originou a morte ou o desaparecimento de parte importante do pessoal efectivo do CFL e a destruição total ou parcial de várias pontes, locomotivas e estações.
A reabilitação do CFL faz parte dos projectos para o relançamento da economia e desenvolvimento de Angola.

CONSTRUÇÃO DE NOVO CEMITERIO NO UÍGE

As obras do novo cemitério do Uíge, que está a ser construído, desde o ano passado, próximo da aldeia Quilumoso, devem estar concluídas antes do final do mês, disse, no sábado, a administradora municipal adjunta,
O novo cemitério, cujas obras estão orçadas em 18 milhões de kwanzas, ocupa uma área de 400 metros quadrados.
O vice-governador para Organização e Serviços Técnicos, que visitou o local, valorizou a iniciativa da administração municipal do Uíge que, “no âmbito da autonomia financeira de que dispõe, decidiu construir esta importante infra-estrutura social”.
Nazário Bomba disse esperar que o empreiteiro e o dono da obra tenham feito o estudo do impacto ambiental para se preservar a saúde das populações das localidades circunvizinhas.
Cemitério antigo

As condições de funcionamento e de higiene do antigo cemitério municipal do Uíge está a preocupar o governo da província, afirmou Nazário Bomba, depois de percorrer demoradamente o local.
A falta de limpeza e de embelezamento, o pouco pessoal em serviço e o facto de, pela calada da noite, marginais assaltarem o local para roubarem equipamentos de trabalho dos coveiros e roupas e outros bens enterrados com os cadáveres são questões que afligem as autoridades, afirmou.
O vice-governador defendeu a necessidade de se dotar o cemitério municipal de recursos financeiros, humanos e de equipamentos de trabalho para se dignificar a memória dos mortos e melhorar as condições de trabalho dos funcionários.
“Os recursos financeiros não determinam o desenvolvimento de qualquer acção. Vamos melhorar a organização administrativa do cemitério, elaborar um projecto que nos permita identificar as necessidades para depois procedermos aos melhoramentos”, disse.
O cemitério tem oito funcionários, número considerado irrisório pela administradora municipal adjunta do Uíge.
Para o seu normal funcionamento, Maria Manuela disse serem necessários uns 20 trabalhadores e, também, mais equipamentos de trabalho.
O número reduzido de trabalhadores no cemitério municipal deve-se ao facto de ainda não haver autorização para a entrada de mais trabalhadores na função pública, disse a administradora adjunta.
“Os oito funcionários trabalham na condição de eventuais, com direito a um subsídio insignificante, o que pode também estar na base da má prestação de serviço”, frisou.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

TRAGÉDIA NO KWANZA-NORTE: TREZE MORTOS EM ACIDENTE DE VIAÇÃO

Uma nova tragédia ocorreu em estrada angolana: treze mortos e 41 feridos, em consequência de um acidendente de viação, na província do Kwanza-Norte.

O desastre aconteceu com um autocarro da TCUL, Transportes Colectivos Urbanos de Luanda, esta terça-feira, no morro do “ Binda”.

A falha nos travões esteve na origem do acidente, no morro caracterizado por uma inclinação acentuada de 10 por cento, na estrada nacional 230.

O autocarro era proveniente da cidade de Malanje com destino a Luanda, transportando passageiros.

O motorista do autocarro, que trabalha na empresa há um ano, encontra-se neste momento sob custódia da Polícia de Investigação Criminal.

A TCUL, segundo a sua direcção, garante apoio total às famílias das vítimas.

TRIBUNAL DE CABINDA INICIA JULGAMENTO DO PADRE RAÚL TATI

Três dos activistas detidos em Cabinda por alegado envolvimento em crimes contra a segurança do Estado começaram a ser julgados esta quarta-feira.

No banco dos réus estão o padre Raul Tati, o advogado Francisco Luemba, o economista Belchior Tati e o engenheiro Barnabé Paca Peso.

O mesmo tribunal condenou a semana passada, André Zeferino Puati, antigo funcionário da petrolífera norte-americana Chevron, a três anos de prisão efectiva, depois de estar cinco meses na cadeia.

Por ir a julgamento ficam ainda o economista António Panzo e um ex-polícia, José Benjamin Fuca.

Martinho Nomba, advogado do activista António Panzo, disse que o seu cliente, que se encontra detido desde 11 de Abril, não foi ainda acusado, tendo já sido feita reclamação, mas sem resposta até ao momento.

A Rádio Eclesia, emissora católica angolana, noticiou na semana passada que o bispo de Cabinda, D. Filomeno Vieira Dias, enviou uma carta ao Procurador-Geral da República, João Maria de Sousa, para mostrar preocupação em relação ao excesso de prisão preventiva de activistas e deplorar o adiamento indefinido do julgamento dos acusados.

ISP DO KUANZA SUL LANÇA BACHARÉIS NO MERCADO

O director-geral do Instituto Superior Politécnico (ISP) do Kwanza-Sul, Octávio Spínola, garantiu, para este ano, o lançamento no mercado de emprego dos primeiros 142 bacharéis formados pela sua instituição, nas especialidades de zootecnia, agronomia e gestão agrária. A intenção foi anunciada durante as celebrações do III aniversário daquela instituição de ensino superior, assinalado domingo, na cidade do Sumbe.
Octávio Spínola disse sentir-se orgulhoso por isso, porquanto a sociedade espera dos novos quadros a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do país, e da província em particular, bem como da conservação do meio ambiente. “Continuaremos a apostar na formação e capacitação de profissionais em ciências técnicas que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico do país, através da investigação científica,” prometeu o académico.
Esclareceu que outras apostas do ISP são a contratação de docentes com formação adequada e perfil desejável, a consolidação Dos actuais cursos e perspectivar a abertura de outras áreas que integram a rede das instituições de ensino superior.
Actualmente, o Instituto Superior Politécnico, sucedâneo da Escola Superior Agrária do Kwanza-Sul, conta com 723 estudantes e 49 docentes.

DISTRIBUIÇÃO DE CASAS SOCIAIS NO KUANDO KUBANGO

O comité provincial do Kuando-Kubango de avaliação das candidaturas de acesso às casas sociais da juventude sorteou, no fim-de-semana, em Menongue, as primeiras 48, construídas no âmbito do programa “Angola Jovem”.
As inscrições começaram em de Dezembro e encerraram a 30 de Abril. Registaram-se 59 jovens, tendo sido seleccionados 48.
As casas foram avaliadas em 40 mil dólares. Os jovens seleccionados tiveram de fazer um depósito de 10 por cento daquele valor. O período de amortização do crédito é de 15 anos.
Um dos elementos do comité de avaliação, Filipe Lutonda, esclareceu que o sorteio foi antecipado para os jovens poderem pagar os 10 por cento de sinal até 30 de Outubro, altura que são entregues as casas já apetrechadas.
A vice-governadora da província para área económica afirmou que o sorteio foi “mais um passo na concretização dos projectos gizados pelo Governo e pelo MPLA” para a solução dos problemas que afectam a juventude.
O projecto, referiu Verónica Mutango, é extensivo a toda província, estando prevista, ainda para este ano, a construção de 20 casas sociais no município do Cuito Cuanavale e igual número no Cuchi.

FABRICA DE CHAPAS DE ZINCO NO DUNDO COM POCA PROCURA

A fábrica de chapas de zinco, localizada no Dundo, província da Lunda-Norte, continua a registar fraca concorrência de pessoas, para a compra do seu produto, constatou o Jornal de Angola, no local.
De capital angolano, a fábrica foi inaugurada em Fevereiro último, segundo a gerente, Suzete Muachissengue.
A unidade fabril, acrescentou a gerente, tem tido como potenciais compradores os grossistas, que adquirem as chapas de zinco para a sua revenda em locais mais próximos da população.
“A fábrica produz mil chapas de zinco caneladas de três e seis metros, por dia”, disse Suzete Muachissengue, acrescentando que “a pouca procura por parte de pessoas singulares não tem a ver com os preços praticados, mas sim com o desconhecimento da existência da fábrica e a distância onde a mesma está localizada”.
Os preços, ainda de acordo com Suzete Muachissengue, variam de acordo com a qualidade, as cores das chapas de zinco e os custos da matéria-prima.
Exemplificando, Suzete Muachissengue disse que uma chapa de zinco cinzenta, de três metros, custa 1.950 kwanzas, a vermelha 2.550 e a azul 1.950 kzs.
Para a de seis metros, uma chapa cinzenta é vendida a 4.050 kzs, a vermelha a 5.500 e a azul a 4.050 Kwanzas.
“Para os grossistas que adquirem mais de mil chapas de zinco, os valores sofrem uma redução de mil Kzs”, disse a gerente, referindo que a principal dificuldade que a fábrica está a enfrentar são os custos elevados da aquisição e transportação da matéria- prima.
Suzete Muachissengue disse que, para garantir o seu funcionamento, a unidade fabril conta com 25 trabalhadores nacionais, na sua maioria jovens que conseguiram o seu primeiro emprego.
Na província da Lunda-Norte, refira-se, estão a ser erguidas várias infra-estruturas de impacto social e a maior parte da matéria-prima é importada. Das obras, destaque para a construção de hospitais e escolas, em todas as localidades.

NOVO HOSPITAL NO SUMBE

A população do município do Sumbe conta, desde segunda-feira, com um novo hospital, com 89 cama, construído de raiz, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP).
O director geral do estabelecimento, João Anacleto, referiu, ao Jornal de Angola, a importância da abertura da unidade por desafogar o afluxo de pacientes que, normalmente, recorre ao hospital provincial “17 de Setembro”.
O novo hospital dispõe de serviços de banco de urgência, pediatria, obstetrícia, medicina, clínica geral, diagnóstico e terapêutico, radiologia, ecografia, cirurgia, unidade de cuidados intensivos e esterilização. Tem oito médicos e 21 enfermeiros.
O director geral do hospital afirmou que a energia eléctrica é assegurada pela rede pública e por dois grupos geradores e que o abastecimento de água tambbém está garantido.
O hospital tem um sistema de vigilância electrónica, equipado com tecnologia de última geração.
Paralelamente à construção do estabelecimento, foram feitas cinco casas para os médicos e espaços de lazer.

GHANA - A ESPERANÇA AFRICANA

Ghana e Alemanha, protagonizam uma das partidas de maior cartaz desta 3ª Jornada do Mundial da África do Sul, a contar para o desfecho do Grupo D, em que jogarão também no mesmo horário na noite desta Quarta – feira, 23/06, as selecções da Sérvia e da Austrália, que ocupam neste momento as últimas posições do grupo.

A selecção africana, está provisoriamente no comando do Grupo com 4 pontos, que resultaram de uma vitória diante da Sérvia, na estreia, um empate a uma bola, contra a Austrália, e agora tentam o derradeiro passe para os oitavos de final, diante da fortíssima selecção alemã.

Já os Alemães, que abriram a sua participação nesta 19ª edição do campeonato de Mundo de Futebol, com a primeira goleada de 4-0, diante da Austrália, escorregaram perante os sérvios, com quem perderam por 0-1.

No jogo que será disputado em Soccer City, Joannesburg, o técnico alemão Joachim Löw não poderá contar com o artilheiro Miroslav Klose, expulso contra a Sérvia, por acumulação de cartões.

O Grupo D, está assim, Ghana, em primeiro com 4 pontos, Alemanha com 3, mais golos que a Sérvia, também com 3 pontos, e por último a Austrália com 1 ponto.

De notar que, em 14 participações em copas do Mundo, a Alemanha, tricampeã, nunca foi eliminada na fase de Grupos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

SAMANYONGA LANÇA SÃO SILVESTRE

A 55ª edição da corrida internacional de fim-de-ano, São Silvestre, é lançada hoje, às 11h00, em Luanda, pela empresa Samanyonga, parceira da Federação Angolana de Atletismo (FAA).
Na cerimónia, vão ser conhecidos a marca da prova, o novo conceito e os patrocinadores. O lançamento da corrida pedestre é uma das obrigações do contrato de parceria, com duração de três anos, entre a FAA e a Samanyonga, empresa de direito angolano.
A Samanyonga, responsável por toda a comunicação e marketing da São Silvestre, começa a divulgar a prova a partir de hoje, após o lançamento. O contrato visa também dar uma nova dimensão à corrida, de modo a captar patrocinadores e parceiros que possam garantir rentabilidade.
A São Silvestre é o maior evento da federação de atletismo, que procura adquirir recursos que permitam sustentar as suas acções ao longo do ano.
Na última edição da prova participaram Brasil, Congo Brazzaville, Congo Democrático, Cabo Verde, Etiópia, Egipto, Eritreia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Portugal, Quénia, São Tomé e Príncipe, Sudão, Zâmbia e Zimbabwe.
Em masculinos o grande vencedor foi o etíope Ali Abdosh Mohammed, ao passo que na classe feminina a queniana Gracy Monany arrebatou o troféu. A par da São Silvestre, a comissão organizadora realizou um meeting internacional na pista dos Coqueiros, com carácter competitivo, denominado “Demósthenes de Almeida”.

FEDERAÇÃO ANGOLANA DE BASQUETEBOL MANTEM MOLDES DE DISPUTA

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai manter os moldes de disputa do Campeonato Nacional Seniores Masculinos, garantiu, ontem, em conferência de imprensa, o seu secretário-geral e director do Gabinete Técnico de Formação, António Sofrimento.
António Sofrimento, que descartou o regresso ao sistema de play-off, pelo menos na próxima época, defendeu a aposta no modelo de fase de grupos por permitir às equipas menos cotadas realizarem mais jogos.
“Infelizmente, para o número de equipas que disputam o campeonato, é preferível manter o actual figurino. Chegámos à conclusão que jogando em sistema de play-off as equipas menos capazes desportivamente ficariam paradas durante três meses. Para que isso não sucedesse, preferimos utilizar o método de fase de grupos e, com isso, permitir a normal actividade dessas formações”, referiu.
Reagindo à preocupação levantada por Luís Magalhães, seleccionador nacional, sobre o número excessivo de partidas disputadas no campeonato, perto de 80, Tony Sofrimento concordou, mas voltou a frisar: “Não temos alternativa senão continuar com a Final a Quatro”.
Quanto à presença de Angola no Campeonato do Mundo, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, na Turquia, disse acreditar na melhoria do nono lugar.
“Podemos, quem sabe, subir mais um degrau. Temos de fazer bem o nosso trabalho para no final fazer o balanço”, concluiu.
No Mundial, Angola está no Grupo A, ao lado da Argentina, Austrália, Alemanha, Sérvia e Jordânia, orientada por Mário Palma, antigo seleccionador, que ao serviço da equipa nacional conquistou quatro campeonatos africanos seniores masculinos, o mais titulado dos técnicos que já serviram o cinco angolano.

NOVO DISCO DOS "VAGABANDA"

O duo de kuduro Vagabanda começa a fase de captação e de gravação dos temas do seu próximo trabalho discográfico entre Agosto e Setembro, disseram, na terça-feira, em Luanda, à Angop, os seus elementos.
Puto Mira e Heroy revelaram que o novo disco vai ter 14 ou 15 temas, todos à base do kuduro.
“Estamos na fase de concepção do disco. Estamos a fazer tudo para colocar no mercado um trabalho com temas que garantam a manutenção do espaço que temos no mercado discográfico angolano”, referiu Puto Mira.
A nossa intenção, referiu Heroy, é fazer um disco com qualidade rítmica e temática, apostando num trabalho que valorize o conteúdo das mensagens das canções.
“Temos uma marca e uma imagem a defender e vamos procurar fazer tudo para agradar as pessoas que têm acompanhado a nossa carreira desde o início”, adiantou.
“Nirvana”, título do disco, é, de acordo com os dois jovens, vai mexer com o mercado kudurista. “Vamos fazer igual ou melhor do que o que temos no mercado. O público que aguarde porque ainda vai ter muito que dançar e cantar as músicas do Vagabanda”, asseguram.
Relativamente a concorrência no mercado do kuduro, Puto Mira e Heroy afirmam não a temer, estando apenas preocupados em consolidar a carreira do duo e com a qualidade das músicas.
“Temos um lema: tudo o que não nos atinge não nos preocupa. Temos sido alvos de muitos bifes e podem ter a certeza que nos passam ao lado. Sabemos o que queremos e o que temos de fazer para atingir os nossos objectivos”, disseram.
Conhecido no mercado pelas músicas “Manganza”, “Zala Mama”, “Vou Le dar” e “Tarefa”, o duo está no mercado há cerca de cinco anos, tendo já editado o disco “Zé Pé”.
O duo foi segundo classificado no concurso Top Kuduro 2009 promovido pela Rádio Escola, tendo sido distinguidos com o prémio – cinco mil dólares, estatueta e diploma - de Melhor Produção de Kuduro do Ano pela música “ Manganza”.

NAMIBIA ABRE CONSULADO EM ONDJIVA

A República da Namíbia abriu oficialmente, no fim-de-semana, um consulado em Ondjiva, para reforço da cooperação entre os dois países e garantir serviços diplomáticos às comunidades.
O consulado foi inaugurado pelo embaixador da Namíbia em Angola, Linekela Mbote, na presença do governador da província do Cunene, António Didalelwa, e de membros do governo provincial.
Linekela Mbote disse que o consulado namibiano em Ondjiva vai servir como plataforma promotora do intercâmbio entre os dois países e garantir serviços aos namibianos e angolanos residentes no sul de Angola com interesses na Namíbia. “No quadro da diplomacia do governo namibiano gostaria que o consulado namibiano na cidade de Ondjiva fosse uma máquina impulsionadora na expansão das acções comerciais entre as nossas comunidades e negócios”, salientou.
O governador do Cunene referiu que a inauguração do consulado “vem consolidar e estabelecer a relação que sempre existiu entre os dois países”.
A representação diplomática vem facilitar o trabalho administrativo, comercial e os registos, tanto dos namibianos que estão na região Sul, como dos angolanos interessados em investir na Namíbia. “Aqui no consulado haverá uma representação comercial, através da qual os angolanos poderão conseguir documentos que lhes permitam investir na Namíbia”, sublinhou.
O director provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) considerou que a abertura do consulado constitui “uma mais-valia para a província”, pois “muitas questões vão, a partir de agora, ser tratadas a nível diplomático”.
Carlos Cortês lembrou que, anteriormente, por falta desse serviço, o Estado angolano tinha que custear algumas despesas com o repatriamento de cidadãos namibianos em situação ilegal em Angola.

BANCO DE FOMENTO ANGOLA COM MAIS BALCÕES

A primeira agência do Banco de Fomento Angola (BFA), na província do Kwanza Norte, pode ser inaugurada, ainda este mês, na cidade de Ndalatando, disse, à Angop, o responsável da empreiteira que está a construí-la.
As instalações de dois pisos, cuja obra foi iniciada em Janeiro e está na fase final, têm, afirmou Reinaldo Graça, 34 metros de comprimento e 17 de largura.
O novo balcão dispõe de quatro caixas de atendimento, duas multicaixas, várias câmaras de vigilância com sistema de gravação permanente e uma rede de informática ligada à unidade central por satélite.

BANCO MILLENNIUM EM EXPANSÃO

O presidente da comissão executiva do Banco Millennium Angola, José Reino da Costa, afirmou na sexta-feira, em Luanda, que a instituição bancária perspectiva, para o próximo ano, expandir a sua rede de balcões às províncias do interior e litoral do país, onde ainda carece de representação.
José Reino da Costa, que falava à imprensa, à margem da apresentação do novo rosto das campanhas publicitárias do Millennium (a cantora angolana Yola Semedo), realçou que as prioridades estratégicas do banco, igualmente para 2010, passam essencialmente pelo desenvolvimento de negócios e pelo maior esforço na execução do plano de expansão.
O gestor disse constar do programa para o presente exercício económico a implementação de processos de acompanhamento e controlo de risco, alinhado com melhores práticas do grupo, o que constituirá, também, um factor crítico para o desenvolvimento sustentado do Millennium.
O Banco Millennium Angola registou, no exercício económico de 2009, um resultado líquido de um bilião e 589 milhões e 825 mil kwanzas, contra 433 milhões e 14 mil kwanzas de 2008.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

RECONSTRUÇÃO ANGOLANA







Construção de um porto de águas profundas em Cabinda.
















Inauguração de nodo edifício dos Serviços de Migração e Estrangeiros em Mbanza Congo, província do Zaire











MANUEL NAZARETH NETO NOVO PCA DO PORTO DE CABINDA

21-06-2010 / 13:11 / TPA
Novo PCA do Porto de Cabinda, quer dinamizar Ponte Cais

O novo Presidente do Conselho de Administração do Porto de Cabinda, defendeu a dinamização do funcionamento da ponte Cais, para que o estabelecimento alcance novos desenvolvimento.

Manuel Nazareth Neto, que exerceu cargos de Direcção durante 10 anos, no Porto de Luanda, foi recentemente empossado numa Cerimónia presidida pelo Ministros dos Transportes Augusto da Silva Tomás, o mesmo será coadjuvado por quatro administradores, dos quais, dois executivos e dois não executivos.

“É necessário um bom cais, para que exista um Porto, tendo em conta que é ali onde começa a nossa actividade, por isso este será o nosso principal desafio”, disse o Responsável, a Reportagem da TPA.

De notar que, a apresentação dos novos membros dos Conselhos de Administração das empresas do sector dos Transportes, enquadram-se na reorganização das empresas públicas.

SEBASTIÃO ANTÓNIO VEMBA VENCE PREMIO CNN

TPA
Jornalista angolano, vence Prémio de jornalismo CNN – Multichoice África 2010

O jornalista angolano Sebastião António Vemba, venceu o Prémio de jornalismo CNN – Multichoice África 2010, na categoria de Língua Portuguesa, em Cerimónia realizada no Uganda, com a participação de 27 jornalistas seleccionados de vários países do continente.

Nos momentos derradeiros, o jornalista angolano, concorreu directamente com o seu homólogo moçambicano, e viu o grupo de jurados a anunciar o seu nome como vencedor da categoria de notícias gerais em Língua Portuguesa.

Formado em Língua Portuguesa no ICRA, e com 4 anos de carreira em Jornalismo, Sebastião Vemba, arrebatou o Prémio, por intermédio de uma matéria sobre a evacuação dos moradores de zonas de risco na Ilha de Luanda, para o Zango.

O Prémio está avaliado em 3 mil dólares. Recentemente, o premiado, foi homenageado pelo Ministério da Comunicação Social de Angola, através do qual, recebeu o Diploma de mérito e uma viatura.

EMPREITEIROS INCUMPRIDORES NO MOXICO

TPA
Moxico: Empreiteiros incumpridores de obras do Estado, poderão responder em Tribunal

O Governador da Província do Moxico, anunciou que os responsáveis de empresas com obras adjudicadas pelo Estado, poderão responder em Tribunal, caso se verifiquem incumprimentos e paralisações injustificáveis na execução das empreitadas.

João Ernesto dos Santos Liberdade, convocou recentemente uma Reunião com os empreiteiros e responsáveis de Empresas, com obras adjudicadas pelo Estado, sendo que grande parte delas se encontra paralisada.

No encontro, o Governador, lembrou que a execução das obras necessita de maior celeridade devido ao Programa do executivo de proporcionar as populações a melhoria nas condições de vida e dos serviços básicos.

PRESIDENTE JES INICIA VISITA EM AFRICA E DEPOIS AMERICA DO SUL

TPA
PR inicia périplo de África á América do Sul

O Presidente da República de Angola, está já no Ghana, país africano que visita oficialmente pela primeira vez, desde a manhã desta Segunda – feira, 21/06, e que marca o início de um périplo que o levará também a República Federativa do Brasil, onde serão assinados alguns acordos de cooperação económica e financeira.

No Aeroporto da capital ghanense, o Chefe de Estado angolano, recebeu cumprimentos de boas vindas do seu homólogo, John Evans Fiffi Atta Mills, e de altas individualidades locais.

José Eduardo Dos Santos, deixou Luanda, nas primeiras horas desta Segunda – feira, 21, e recebeu cumprimentos de despedidas no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, do Vice – Presidente da República Fernando da Piedade Dias dos Santos, depois de cumpridos os procedimentos protocolares.

No Aeroporto, o Chefe de Estado, apresentou igualmente cumprimentos de despedidas aos membros do Executivo e funcionários do seu Gabinete.

De notar que, depois daquele país da Costa do Ouro, Eduardo Dos Santos, na companhia da Primeira – Dama Ana Paula Dos Santos, partirão para o Brasil, em visita oficial de 23 a 24 de Junho, a convite do seu homólogo Luís Inácio Lula da Silva.

sábado, 19 de junho de 2010

CASO BNU - NAMORADA PERDE CASA E "TUBARÃO"

Um dos presos preventivos, neste caso, um segurança do BNA, tem uma história que acabou por envolver uma outra pessoa.

Com efeito, vendo-se na posse de grandes somas de dinheiro, o homem, casado e com filhos, manteve a mulher na ignorância quanto ao seu novo poder financeiro, continuando a viver na mesma antiga casa e quase nas mesmas condições. O PAÍS soube que nem do dinheiro enterrado num dos seus terrenos deu conhecimento à mulher. No entanto, a investigação chegou a uma jovem tida como namorada do segurança, tendo apreendido um automóvel de marca Range Rover, vulgo tubarão, uma vivenda recentemente construida e cancelado uma conta bancária.

Não foi possível apurar se a jovem está entre os detidos, mas este jornal soube que o mesmo homem, o segurança, estava a construir um hotel na área do município da Samba e que uma parte do dinheiro de que se havia indevidamente apossado estava enterrado no terreno de uma das suas obras.

Neste momento o segurança está preventivamente detido na cadeia da comarca de Luanda.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CAROLINA CERQUEIRA VISITA TV ZIMBO E GRUPO MEDIA NOVA

TPA
Carolina Cerqueira, visita TV ZIMBO/Grupo Media Nova

O encorajamento a iniciativa privada no sector da Comunicação Social, como forma de engrandecer a sociedade angolana, foi enfatizado Quinta – feira, 17/06, pela Ministra da Comunicação Social, a margem da visita que efectuou as instalações de TV, e Gráfica do Grupo Media Nova, em Talatona, Luanda.
A Ministra Carolina Cerqueira, visitou as várias áreas ligadas a redacção, gravação e emissão da Primeira televisão privada do país, TV ZIMBO, onde foi surpreendida com a participação no Programa de Televisão, virado para a Mulher.

As instalações da Gráfica Media – nova, responsável pela Impressão do Jornal O País, Revistas e Livros didácticos, foram também visitadas pela Ministra.

No final o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Media Nova, João Van – Dúnem, agradeceu a presença da titular da pasta da Comunicação social, e manifestou a disposição em estabelecer novas parcerias com o Ministério, e com as empresas do sector, no sentido de engrandecer o país, neste domínio.

De notar que, a visita enquadrou-se no âmbito da actividades alusivas ao vigésimo aniversário do Ministério da Comunicação Social.

FAMILIAS DO CAXITO CONSOMEM ÁGUA NÃO POTAVEL

TPA
Famílias de Caxito, consomem água da vala do Perímetro irrigado

Famílias que vivem nas imediações da Vala que foi concebida para o Projecto de construção e desenvolvimento do Perímetro irrigado de Caxito, estão a consumir a água da referida vala, por falta de água potável na localidade.

De acordo com Domingas Pascoal, dona de Casa, o consumo doméstico da água da Vala, está a causar diarreias e vómitos, mas não existem outras alternativas.

“Como não temos torneira, cartamos esta água daqui, para lavar os pratos, há quem acorda cindo Horas, para cartar água de consumo para a família”, contou, a Reportagem da TPA.

De referir que, muitos populares, aproveitam-se da referida Vala, para lavar roupa e tomar banho, no mesmo local.

18 PRÉDIOS APREENDIDOS AOS ENVOLVIDOS NO CASO BNA

TPA
Apreendidos 18 Prédios, comprados pelos envolvidos no caso BNA

Cerca de 18 Prédios, comprados pelas pessoas envolvidas no desfalque – BNA, acabam de ser apreendidos pela Procuradoria – geral da República, PGR, informou o Responsável adjunto daquela Instituição, a Reportagem da TPA.

O Procurador – geral Adjunto disse que se tratam de 15 Prédios urbanos, e 3 rústicos, grande parte deles localizados na capital do país, Luanda, e outros nas capitais das Províncias da Huíla e Cunene.

Alguns dos edifícios estão habitados por fiéis depositários, (Inquilinos), dos acusados de envolvimento no desfalque, e outros ainda estão selados.

“Tendo os bens sido adquiridos por meios ilícitos, com certeza que se assim se provar, o Tribunal irá decretar a sua reversão ao Património do Estado, agora quanto aos ocupantes, depende, se for um inquilino, a própria Lei diz que o facto de existir mudança de titularidade não significa a anulação do anterior contrato”, explicou.

Domingos André Baxe, deixou claro que caso os ocupantes dos Edifícios, sejam os arguidos, perderão completamente a titularidade, ao passo que em caso de inquilinos, terão agora o Estado, como senhorio dos imóveis.

MAIS DE USD 160 MILHÕES ROUBADOS NO BNA

TPA
Mais de USD 160 milhões, foram roubados durante o “Desfalque BNA”

Os valores globais envolvidos no Desfalque do Banco Nacional de Angola, BNA, rondam os 160 Milhões de dólares norte – americanos, avançou Quinta – feira, 17/06, o Procurador – geral Adjunto, (Na foto), a Reportagem da TPA.

Domingos André Baxe, disse que, durante o processo de investigação foram já recuperados e restituídos ao tesouro nacional, graças as diligências do BNA, inicialmente 98 Milhões, mais 16 milhões captados posteriormente.

“Ainda assim, é preciso adicionar a este montante, 30 mil Euros, mais 26 Milhões de Kwanzas, sem falarmos dos meios rolantes e fixos já apreendidos”, informou Procurador adjunto Domingos André Baxe.

De notar que, o processo de instrução preparatório do caso “desfalque – BNA”, já está concluído e foi já entregue ao Tribunal, para o respectivo julgamento.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

OS BAFANA-BAFANA FORAM ABAFADOS PELO URUGUAI

TPA
Mundial/África do Sul 2010: Sul – africanos destronados pelos sul – americanos

A Selecção do Uruguai, um dos representantes da América do Sul, bateu a equipa do país organizador do Campeonato do Mundo em Futebol, 2010, na Quarta – feira, 16/06, por 3-0, a contar para a abertura da 2ª jornada do Grupo A.

O Jogo disputado no Estádio Lottus Versfeld, em Pretória, foi completamente dominado pelos sul – americanos, que abriram o activo ainda na primeira parte com um soberbo disparo fora da área de Forlán.

Na segunda metade do jogo, os sul – africanos, mesmo jogando em casa, não foram capazes de travar o ritmo apresentado pelos uruguaios. O guarda-redes da África do Sul, acabaria por ver o cartão vermelho directo aos 80 minutos, por falta sobre Suárez à entrada da pequena área, resultando numa grande penalidade, bem finalizada por Forlán, considerado o homem do jogo.

Já em tempo de compensação, (5 Minutos), aconteceu o golpe de misericórdia, Álvaro Pereira, que milita no FC Porto, de Portugal, marcou o terceiro golo da “Celeste”.

Assim, os uruguaios, somam 4 pontos, na liderança do Grupo, aguardando o resultado do jogo entre a França e o México.

De notar que, os Bafana Bafana, têm apenas 1 ponto, mercê do empate a 1 bola, registado na partida inaugural, diante do México.

JOSE EDUARDO DOS SANTOS VISITA NOVAS CIDADES EM CONSTRUÇÃO

TPA
PR visita novas cidades em construção na capital do país

O Presidente da República, quer que as populações angolanas, sejam melhor informadas sobre os projectos habitacionais e de serviços sociais, em construção na capital do país.

José Eduardo Dos Santos, manifestou Quarta – feira, 16/06, esta disposição quando visitava o projecto de construção da nova cidade de Cacuaco, com cerca de 10 mil apartamentos, numa primeira fase.

Em seguida, o chefe de Estado, deslocou-se a nova centralidade do Zango, que vai albergar mais de 35 mil famílias, com base no programa que visa conferir casa e melhor qualidade de vida as populações.

Através dos Projectos integrados, Eduardo Dos Santos, espera que sejam criados espaços de intervenção para o processo de modernização de Luanda, a fim de que esteja ao nível das mais belas cidades da África Austral e do Mundo.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

JOÃO LORENÇO PEDE MAIS INICIATIVA LEGISLATIVA

TPA
João Lourenço, pede mais iniciativa legislativa dos parlamentares

O Presidente em Exercício da Assembleia Nacional, (Na foto), apelou Terça – feira, 15/06, em Luanda, a maior iniciativa legislativa dos Deputados e Grupos parlamentares, daquela Instituição legislativa.

João Lourenço, disse que no que toca a casa das Leis, continuará o empenho para a realização de acções de formação e troca de experiências, que melhor capacitem os parlamentares e funcionários da Assembleia Nacional.

“Faremos isso na certeza de contribuir para o aumento significativo da feitura de novas Leis, como exige a própria dinâmica do desenvolvimento económico e social do nosso país”, disse o Presidente em Exercício da Assembleia Nacional.

De notar que, para o próximo ano Legislativo a Assembleia Nacional, vai trabalhar na adequação da Legislação ordinária, a fim de conforma-la a Constituição em vigor.

PRODUTOS EXPIRADOS EM FARMACIAS DE LUANDA

TPA
Luanda: Detectados produtos expirados nas Farmácias NOVIC, Ngangula e nas lojas dos Frescos e Pomobel

O Instituto Nacional dos Direitos do Consumidor, INADEC, denunciou Terça – feira, 15/06, a venda de dezenas de variedades de produtos expirados que estão a ser comercializados por renomados estabelecimentos comerciais e farmácias de Luanda.

De acordo com o INADEC, os produtos expirados foram detectados a venda nas Farmácias do Ngangula, Novic, no armazém do estabelecimento comercial Pomobel, Loja dos Frescos e cerveja expirada no Restaurante Cais de 4.

A Directora do INADEC, Elsa Bárber, disse a Reportagem da TPA, que há também a preocupação da falta de conservação dos produtos, o que pode alterar as características e composição química dos produtos, causando danos a saúde dos consumidores.

Como multas aos estabelecimentos infractores, o INADEC, estipula valores que vão de 160 Mil á 1 Milhão de Kwanzas.

De notar que, a adequação do local de venda, atenção aos consumidores, assistência técnica, conservação e o prazo de garantia, são os principais factores considerados pelo INADEC, na fiscalização dos produtos.

ANGOLA É AUTOSUFICIENTE EM ÁGUA MINERAL

TPA
Angola, já não precisa importar água mineral – Empresário

Angola, já é claramente um país auto – suficiente em produção de água mineral e pode deixar de importar o produto, constatou o Director – executivo da Produtora Cristalina.

João Pinto, disse que da parte da sua empresa, têm já informado o Governo, sobre a não necessidade de importação do produto, entretanto, os grandes constrangimentos prendem-se com a falta de união entre as empresas.

“Eu penso que está a faltar a junção de todos os operadores do sector no sentido de pressionar a quem de direito”, concluiu, a Reportagem da TPA.

A Produtora do grupo Mostratus, pretende produzir 100 milhões de litros de água mineral “Cristalina”, durante o ano 2010, o correspondente a um crescimento de 80%.

Em 2009, atingiu cerca de Kz 60 milhões, na venda duas mil paletes de água mineral “Cristalina”, contendo cada palete 504 garrafas de litro e ½.

Assim, o grupo fixa como objectivo um crescimento de 50% no volume de facturação.

terça-feira, 15 de junho de 2010

CENTRO COMERCIAL NOVA VIDA EM LUANDA

A Companhia Angolana de Comércio (CAC), uma empresa de capital 100% angolano, vai investir cerca de USD 20 milhões na construção de um centro comercial moderno na zona do Nova Vida, em Luanda Sul.

Financiado pelo Banco Espírito Santo de Angola (BESA), o Atrium Nova Vida, como deverá chamar-se, pretende ser o maior centro comercial de Angola e vai albergar 51 fracções comerciais num espaço de 9200 metros quadrados subdivididos por 35 lojas, um supermercado, 10 restaurantes, três megastores, uma praça multi usos e um banco.

Segundo os sócios-gerentes Mário Pereira e Hailé Cruz, o edifício Atrium Nova Vida, que entrará em funcionamento a partir de Novembro de 2011, terá quatro pisos e o seu “core business” será a prestação de serviços, restauração e consumo lifestyle.

Na visão dos empresários, a escolha do centro comercial no Nova Vida resulta do facto de “esta zona ser a que mais cresceu em termos de projectos habitacionais depois da independência, sem que, para tal, houvesse um acompanhamento em termos de serviços.

“O projecto Nova Vida é o maior empreendimento residencial já construído em Angola, por isso, queremos prestar o nosso apoio na área de serviço, que tem sido o «calcanhar d’Aquiles» deste grandioso e imponente projecto habitacional”, disse Mário Pereira, para depois acrescentar que o Atrium vai criar 600 postos de trabalhos directos e indirectos.

Por seu turno, Hailé Cruz adiantou a O País que os empresários e comerciantes que queiram arrendar um espaço naquele centro comercial deverão pagar entre USD 80 e USD 120 por metros quadrados, já que o Atrium será gerido com a qualidade de um grupo forte e dinâmico, que promove a integração de compras, restauração e serviços num só lugar.

“Pensamos que os homens de negócios que decidirem juntar-se a nós neste magnífico projecto não se vão arrepender, porque temos condições tecnológicas e uma arquitectura moderna, que não difere dos grandes centros comerciais da Europa e América, o que vai encantar e atrair as pessoas”, justificou.

O nosso interlocutor sublinhou ainda que o Atrium Nova Vida tem capacidade para receber entre 4 mil e 6 mil pessoas por dia, sendo que a capacidade de estacionamento é de 100 viaturas. No entanto, ao lado do centro existe ainda um parque de estacionamento da empresa Imogestim que pode absorver mais 500 viaturas.

O facto de estarem situados na mesma zona do Belas Shopping não constitui motivo de preocupação para os responsáveis. Antes pelo contrário, estão confiantes que o Atrium Nova Vida tem condições para bater a concorrência. Fala-se na entrada de mais dois centros comerciais no centro da cidade em 2011.

“Os nove mil e duzentos metros quadrados combinam com a beleza natural de Angola, com o conforto dos maiores centros comerciais do mundo incluindo áreas comuns climatizadas, redes informáticas integradas e unidades de ventilação de baixo perfil.

Outros sectores chaves que nos vão dar vantagens sobre a concorrência são as esplanadas interiores e exteriores, espaços verdes, elevadores panorâmicos e as escadas rolantes”. De salientar que depois de Luanda, o CAC está a estudar a possibilidade de se expandir para a cidade de Lobito. “A ideia é criar uma logomarca de centros comerciais, por isso, pensamos que a próxima meta será Lobito, mas nada ainda está finalizado”, conclui a gerência do CAC.