quinta-feira, 24 de junho de 2010

ELIAS DIÁ KIMUEZU NO MAJOCAL DA ILHA DE LUANDA

Elias Diá Kimuezu, o”rei” da música angolana, e Luís Lau animam amanhã, a partir das 22h00, na Esplanada Majocal, na Ilha de Luanda, mais uma edição do projecto cultural “Noite do Semba”.
Paulo Bandeira, responsável cultural da Majocal, disse, ao Jornal de Angola, que o espectáculo tem o suporte instrumental da banda Akapaná.
Elias dia Kimuezu, considerado o rei da música angolana, nasceu no bairro Marçal, em 2 de Janeiro de 1936. De nome próprio, Elias José Francisco, ficou órfão aos 7 anos, o que o obrigou, aos 12 anos, a ir viver em casa da avó, no bairro Sambizanga, onde aprende a comunicar, de forma fluente, na língua materna, o kimbundo.
A sua constante frequência no Samba Kimúngua, na zona do Bungo, onde residiam vários operários do Porto e dos Caminhos de Ferro que tocavam e dançavam o kinganje, fez com que descobrisse, aos 15 anos, a vocação artística, que o levou a integrar-se na Turma do Margoso, como vocalista principal e tocador de bate-bate.
Dois anos mais tarde, entrou para Os Kizombas que, na altura, tocava nas farras do Salão Malanjinho, no bairro do Sambizanga.
Em 1972, em compensação, pelo trabalho em prol da música, foi distinguido com uma estatueta referente aos “11 mais da cidade de Luanda”, que premiava as 11 figuras mais destacadas nas diversas áreas profissionais e sociais na capital.
Desde os meados da década de 60 que Elias Dia Kimuezu, pela qualidade do trabalho foi considerado como “O Rei da Música Angolana”.

Sem comentários:

Enviar um comentário