terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ETIOPE HAILÉ GEBRSELASSIÉ É A GRANDE ATRACÇÃO


A vinda do etíope Hailé Gebrselassié para a corrida São Silvestre de Luanda é a maior atracção da prova, no que respeita a credibilidade, projecção e imagem da maior competição da Federação Angolana de Atletismo. Hailé Gebrselassié é considerado um dos maiores fundistas da história. Possui no seu palmarés um total de 27 recordes mundiais. Trata-se da primeira vez que o atleta participa na São Silvestre de Luanda.  
Nascido no dia 18 de Abril de 1973, na província etíope de Asella Arsi, Hailé cresceu numa fazenda. Da fazenda para a escola percorria dez quilómetros de ida e volta, o que resultou em adoptar uma postura distinta com o braço esquerdo, como se ainda estivesse a carregar o material escolar.
Gebrselassié ganhou reconhecimento internacional em 1992, em Seul, ao vencer o Campeonato Mundial Júnior nas disciplinas dos cinco e dez mil metros. No ano seguinte sagrou-se campeão mundial nos dez mil metros e manteve o título de 1995 a 97.
Em 2000, Gebrselassié triunfou em todas as provas em que esteve envolvido e ocupou o primeiro lugar no ranking mundial. Em Agosto de 2003, Gebrselassié ficou no topo das sondagens, ao ser eleito como membro da Comissão de Atletas da IAAF.
Após dominar as pistas durante dez anos, sendo o actual recordista mundial dos cinco mil metros com o tempo de 12:39 e dos dez mil metros com 26:22, Hailé Gebrselassié abandonou as pistas, depois dos Jogos Olímpicos de 2004.
Desde então tem o foco virado para as provas de estrada e maratonas. Na maratona de Londres, em 2002, Hailé ficou em terceiro lugar, na prova de Amesterdão em 2005 venceu; em Londres 2006 ocupou a nona posição. No mesmo ano triunfou nas maratonas de Berlim e do Japão.
No ano seguinte, Hailé desistiu na maratona de Londres, mas venceu e estabeleceu o recorde mundial em Berlim. No Dubai, em 2008, ficou em primeiro lugar e voltou a triunfar em Berlim e bateu outro recorde mundial.
Em 2009, no Dubai e em Berlim ficou na primeira posição. Este ano, na maratona do Dubai venceu, ao passo que desistiu na maratona de Nova Iorque. No dia 7 de Novembro, após desistir da maratona, Hailé anunciou o seu abandono do atletismo. Oito dias depois reconsiderou a decisão e pretende correr nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, mas antes vai disputar a 55ª edição da corrida São Silvestre de Luanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário