Que não haja dúvida em relação a este novo carro que se pode colocar algures na categoria dos Crossovers tão de moda: tem tudo o que um bom jipe precisa de ter, isto é, tem tudo, ou quase, o que o seu irmão maior tem, o Range Rover, mas de forma diferente.
Se retomamos este tema é simplesmente pelo facto de, num modelo tão avançado e tão recente, não se “dizer” tudo numa simples crónica. O Evoque, vestido de modernismo nas linhas e de dimensões compactas tem tudo o que o grande tem mas o público alvo é outro.
Note-se que o comprimento é mais do que simpático para arrumar em espaços limitados – 4,35 metros de comprimento – e é baixote, menos de 1,60 metros. . Nas suas formas agressivas, com linha de cintura alta e tejadilho Helder de Sousa a descair para a traseira o Evoque “evoca” a sensação de velocidade aliada à de força. Estará disponível em versões de tracção às quatro rodas mas muitos escolherão as de tracção às duas rodas dianteiras, conforme a finalidade com que compraram o carro. A União Comercial de Automóveis saberá orientar convenientemente os seus clientes.
Todos os motores são de 4 cilindros e, isto, é uma das grandes distinções do seu irmão mais velhos.
Todos com turbo, o motore a gasolina de 2 litros tem 240 cv e os dois diesel 150 e 190 cv de potência. O sistema start/stop estará acoplado à caixa de velocidades manual.
Note-se que o fabricante e desenhistas privilegiaram os lugares dianteiros em detrimento dos traseiros onde, a altura do banco ao tejadilho é relativamente curta para pessoas altas. Mas cabem quatro adultos à vontade. O interior é refinado, sem a ostentação do Range mas com tudo o que é necessário para conforto e segurança.