quarta-feira, 31 de março de 2010

BAILUNDO - RECONSTRUÇÃO

TPA
Bailundo: o palco do desenvolvimento

A província do Huambo foi uma das que mais sofreu durante o conflito armado que assolou o país. Hoje a situação é diferente, graças a paz alcançada pelos angolanos em 2002.

Uma das zonas que mais sobressai é o município do Bailundo, uma região que “ontem” foi palco de grandes batalhas.

“Bailundo ontem, o palco do tiro, hoje o palco da reconstrução”, disse um dos responsáveis da administração local.

A vida ali é serena, os ganhos da paz já se fazem sentir. A população realiza a venda de produtos do campo sem qualquer constrangimento.

Com a paz foi ainda possível reabilitar a estradas da vila do Bailundo, causando desta forma uma melhor circulação de pessoas e bens.

MUXIMA - PEREGRINAÇÃO REDUZIDA PARA DOIS DIAS

TPA
Peregrinação à Muxima será reduzia a dois dias

A peregrinação à Nossa Senhora da Muxima será reduzida a dois dias, até a conclusão da construção de novo Santuário. A Informação foi avançada pelo Bispo de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, a previsão de elevado número de fiéis nas próximas edições.

“Fomos informados, quer pelos médicos, quer pelas autoridades militares, que estão atentos a movimentação das populações, que a Muxima está a atingir níveis perigosos de assistência popular” – defendeu o prelado.

Nas últimas peregrinações, a Policia fala em mais de 100 mil fiéis que se deslocam ao Santuário, enquanto a comunicação social eleva o número para 150 mil almas.

“Suponhamos que são 150 mil ou menos, todavia, com a estrada, com os acessos facilitados a Muxima vai chegar a ter 1 milhão de pessoas” – referiu o Padre.

Acrescenta que “com as estruturas actuais, não é possível conter aí durante 8 dias e, as vezes 15, aquela quantidade de pessoas”.

“Haja liberdade, haja circulação, e o povo vá, só que, o lugar é exíguo, as condições, as estruturas, praticamente não são nenhuma, são aquelas que a Casa Militar e as Forças Armadas nos deram” – concluiu o Padre da Diocese de Viana.

A peregrinação à Nossa Senhora da Muxima está marcada para os dias 4 e 5 de Setembro.

MINAS NO CUNENE CONDICIONAM ELECTRIFICAÇÃO

TPA
Trabalhos de desminagem condicionam electrificação

A desminagem de dez quilómetros da via Namacunde/Santa Clara, no Cunene, está a condicionar a instalação das 18 torres de suporte aos cabos que vão transportar energia da Namíbia para Ondjiva, disse ontem o director regional da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), Silvestre Brás Olim.

Os trabalhos encontram-se paralisados e à espera da limpeza da área para que as obras tenham o seu curso normal, adiantou aquele responsável. O projecto teve início em Novembro de 2009 e é uma cooperação transfronteiriça entre Angola e a Namíbia, que vai permitir o transporte de 132 kilovolts de energia, da localidade de Onumu (Namíbia), passando por Santa Clara e a sede municipal de Namacunde.

O projecto, explicou Brás Olim, vai retirar energia da Namíbia até à subestação eléctrica de Ondjiva, que se encarregará de transformar a energia de alta para média tensão.

O objectivo é elevar de quatro para dez megawatts a electricidade recebida actualmente e melhorar a qualidade do serviço fornecido. A ENE, que tem 6.500 clientes, está instalada nas localidades de Ondjiva, Namacunde, Santa Clara e Calueque, prevendo estender os seus serviços à comuna de Xangongo e Cahama.

quinta-feira, 25 de março de 2010

FNLA - QUER REUNIFICAÇÃO DO PARTIDO

TPA
FNLA quer reunificação dos militantes antes da realização do congresso

Os membros do Bureau Político e do comité central da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) estão a realizar, desde segunda-feira, em todas as províncias do país, encontros de auscultação aos militantes do partido com vista a reunificá-los.

Segundo disse nesta terça-feira à imprensa no Huambo, José Boaventura (afecto ao bureau político), a intenção de auscultar os militantes da FNLA surge da necessidade de fortalecer a união entre os mesmos, antevendo a realização, entre os meses de Agosto e Setembro, do congresso geral extraordinário.

José Boaventura, que esteve nesta província e na do Kwanza Sul com o mesmo propósito, sublinhou que, face a longa crise interna que o partido enfrentou motivada pelo desentendimento entre os seus lideres, o partido dos "irmãos", como é conhecida a FNLA, precisa, com urgência, eleger uma nova direcção ultrapassar definitivamente as fricções no seio do partido.

"Pensamos que é chegado o momento de unirmos todos os nossos irmãos desavindos durante o longo período de crise que vivemos. È do nosso conhecimento que o partido está dividido, sendo que uns apoiam os ideais do irmão Lucas Ngonda e outros os de Ngola Kabangu, por isso estamos a fazer estas auscultações em todas as províncias para levarmos a mensagem de união e reconciliação", justificou.

DEMOLIÇÕES NA HUILA VÃO CONTINUAR

TPA
Demolições na Huíla vão continuar, diz Isaque dos Anjos

O governador da Huíla, Isaac dos Anjos, considerou, ontem (quinta-feira), no Lubango, haver um certo aproveitamento político de algumas pessoas, no caso das demolições que ocorreram entre os dias 6 a 12 deste mês, ao longo do ramal do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, na capital huilana.

Falando numa conferência de imprensa, o governador voltou a dizer que as demolições vão continuar.

"Nós não temos razão para escamotear ninguém, o que apelamos é que as pessoas deixem de fazer do sofrimento do povo um negócio e tratar as coisas com mais seriedade, ajudando a resolver os problemas", sublinhou o governante.

"Apelamos à população a manter-se calma e esperar que os bens e estabelecimento das condições da nova área de realojamento sejam feitos sem agitação", salientou.

O chefe do executivo huilano informou que durante esta fase foram demolidas 2188 residências, das quais 1998 constantes do registo de Junho de 2009, 145 por se localizarem entre a subestação eléctrica do Lubango e a linha do caminho-de-ferro e 45 construídas depois dos registos feitos no ano transacto.

Avançou que 279 residências previamente cadastradas não foram demolidas, pela simples razão de no momento não afectarem as intervenções das obras no CFM, sendo que 29 delas estão localizadas na Arimba, 76 no bairro Joaquim Kapango, 15 no Ferrovia, 115 no comandante Cowboy e 64 na Mapunda.

terça-feira, 23 de março de 2010

"CASO FRESCURA" - TRIBUNAL CONDENA

Fonte JA

Tribunal concluiu que os réus agiram "com vontade de matar" os oito jovens

Fotografia: Mota Ambrósio

O Tribunal Provincial de Luanda, Quinta Secção dos Crimes Comuns, condenou, ontem, os implicados na morte de oito jovens, no Largo da Frescura, Sambizanga, no dia 23 de Julho de 2008, à pena máxima de 24 anos, pelo crime de homicídio qualificado.
Os condenados são Miguel Inácio, João Francisco, Manuel André, Faustino Alberto, Simão Ferreira, Elquias Bartolomeu e João Florêncio, que também vão pagar 80 mil kwanzas de taxa de justiça.
O Tribunal condenou, ainda, o Ministério do Interior a indemnizar as famílias das vítimas em um milhão de kwanzas, pelo facto dos réus terem cometido os crimes, quando estavam ao serviço da corporação.Durante a leitura da sentença, que durou mais de uma hora, o juiz da Quinta Secção dos Crimes Comuns, Salomão Filipe, garantiu que “o Tribunal depois de ouvir os réus, declarantes e testemunhas concluiu que os sete acusados agiram com vontade de matar e receberam orientações para desmantelarem os grupos armados Mana Bela e Sem Tropas”.
O juiz disse ainda que “Os réus agiram com vontade de matar. E mataram. Para se livrarem das responsabilidades criminais acobertaram-se no facto de existirem dois grupos perigosos naquela área e afirmaram durante as audiências, que as mortes se deveram de uma rixa entre os membros dos referidos grupos”.
Os factos, disse o juiz durante a leitura da sentença, foram provados e os disparos produzidos provocaram a morte de cinco pessoas no local, por ferimentos graves no abdómen, e a outras três a caminho do hospital.O julgamento do “Caso Frescura” foi presidido pelo juiz Salomão Filipe, coadjuvado pelos juízes vogais Fortunato Feijó e Anastácia de Melo. O Ministério Público esteve representado pelas magistradas Isabel das Neves Rebelo e Carla Nogueira.Os réus declararam inocência e os seus advogados anunciaram que vão recorrer para o Tribunal superior.

Nervos à flor da pele

Os familiares das vítimas e dos condenados brigaram, nas instalações do Tribunal, depois da leitura da sentença, por não concordarem com a decisão.As penas, segundo familiares das vítimas, deviam ser mais pesadas.
A esposa de um dos réus foi esbofeteada por familiares das vítimas e disse “que o Tribunal foi injusto, porque o meu marido nunca foi assassino, mas Deus vai saber fazer justiça”.
A Sala de Audiências da Quinta Secção de Crimes Comuns do Tribunal Provincial de Luanda tinha ontem mais de 600 pessoas, entre familiares dos réus, das vítimas, jornalistas, agentes da Ordem Pública e curiosos. Os oficias de diligências tiveram que retirar as cadeiras da sala para permitirem a entrada de mais pessoas, mesmo assim muitas acompanharam a leitura da sentença no corredor.

segunda-feira, 22 de março de 2010

FRETE MARITIMO PARA ANGOLA É MUITO CARO

TPA
Frete marítimo para Angola é muita caro

O frete marítimo de importação de mercadorias para Angola ainda é bastante caro, segundo a Direcção nacional dos carregadores Angolanos.

O director nacional, Francisco Agostinho Itembo culpa os importadores nacionais. Segundo ele, revelam fraca capacidade de negociação.

O gestor fez essas declarações na apresentação do portal do CNC (www.cnc.com) aos agentes económicos e intervenientes na cadeia de importação de mercadorias.

Aconselhou os carregadores (importadores) a melhorar as técnicas de negociação de fretes marítimos, com vista a reduzir os custos de importação e, consequentemente, a saída de quantidade de divisas do país.

Referiu que se os fretes forem bem negociados, isto é, de acordo com as normas internacionais de negociação de fretes, os produtos importados podem chegar também ao consumidor final a preço mais acessível.

ULTRA MEL - PROIBIDO PELO INADEC

TPA
Inadec proíbe consumo de Ultra mel

O Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor alerta ao público que a sobremesa ULTRA MEL existente no mercado, pode provocar danos a saúde.

Segundo uma nota de imprensa chegada à redacção “On-line” da TPA, o INADEC informa que o produto em causa, empacotado em embalagens de 24 unidades, é susceptíveis de apresentar alterações nas suas propriedades, em virtude das embalagens serem frágeis.

De acordo ainda com o INADEC, esta alteração provoca a deterioração do alimento e o consequente prejuízo a saúde dos consumidores.

A empresa fornecedora da sobremesa ULTRA MEL já foi alertada, e está proceder a substituição das anteriores embalagens por outras de maior resistência e solidez.

sábado, 20 de março de 2010

ENSA - AJUDA A TAAG A VOAR

TPA
Ensa ajuda a evitar interdição de voos internacionais da Taag

A Empresa Nacional de Seguros de Angola (Ensa) evitou que a Transportadora Aérea Angolana (Taag) ficasse limitada apenas a efectuar voos domésticos, através da manutenção do seguro e resseguro da companhia com resseguradoras internacionais, revelou hoje (quarta-feira) o presidente do Conselho de Administração da Ensa, Manuel Gonçalves.

Manuel Gonçalves deu essa informação à margem de um seminário sobre “Riscos de Aviação”, que está a ser promovido, desde hoje pela Ensa, nas instalações da Escola Nacional de Administração (Enad).

Segundo o gestor, na altura em que a Taag constava da lista de interdição de voar para a Europa, devido a debilidades de segurança, as resseguradoras internacionais com quem a Ensa reparte o seguro da companhia aérea angolana poderiam retrair-se e impor mais restrições que a reduziriam a efectuar apenas voos domésticos.

Assim sendo, disse Manuel Gonçalves, a Ensa conseguiu vencer as barreiras, apesar das debilidades da Taag, e renovar em certas circunstâncias o resseguro que tinha com diversos operadores internacionais no quadro dos tratados por si assinados.

“ Mantendo-se o resseguro internacional manteve-se o seguro que a Taag tem com a Ensa e consequentemente continuar a voar para outras partes do mundo e não ao espaço da União Europeia (UE) ”.

quinta-feira, 18 de março de 2010

CASO "FRESCURA" NA RECTA FINAL

TPA
Caso «Frescura» caminha para o veredicto final

Depois de quase dois anos de intensa batalha jurídica, o processo judicial “Frescura”, caminha a passos largos para o veredicto final. Na penúltima sessão de julgamento, o juiz, fez a leitura dos 51 esquisitos baseados nas declarações dos familiares das vítimas, dos réus e dos argumentos dos advogados de defesa e acusação.

Segundo o Juiz, Salomão Filipe (na foto), momento em que fazia a leitura dos “esquisitos”, ficou provado que na sequencia do envolvimento ao local da confraternização, os réus ordenaram aos 8 jovens que se colocassem de pé, rostos virados para uma parede ali existente, mãos ao alto e seguidamente a deitarem ao chão com os rostos virados à baixo.

Ficou ainda provado, disse o juiz, que oficialmente de forma desalmada que os réus dispararam contra os jovens indiscriminadamente, causando morte imediata aos cidadãos, Elias Borges Pedro, Ismael Escorsio da Silva, Carlos Varanda Francisco, André Luís Marques Ganga e Paulo Fábio da Silva.

Ficou também provado que os disparos sofridos, os cidadãos Aguinaldo de Azevedo Simões, Fernando Cristóvão Manuel e João André Van – Dúnem sofreram ferimentos graves, falecendo estes no hospital.

Tão logo cessaram os disparos, acrescentou o juiz os réus retomaram a viatura que os transportou no local do crime, metendo-se em fuga.

Ainda de acordo com o juiz Salomão Filipe, ficou provado igualmente que os réus agiram com a intenção de matar e que os acusados são conhecidos pelos moradores da “frescura” e que os “supostos” executores receberam ordens superiores, apenas para desmantelar os grupos criminosos da referida área.

Depois da leitura dos “esquisitos”, os advogados de defesa propuseram algumas emendas, o juiz julgou procedente e introduziu mais três, perfazendo 54 “esquisitos”.

A sentença do caso que vitimou 8 jovens da zona da “Frescura”, no sambizanga, em Luanda, será encerrada na próxima Segunda Feira, 22/3, as 10 horas.

terça-feira, 16 de março de 2010

EXONERAÇÃO E NOMEAÇÃO DE NOVOS MEMBROS DO GOVERNO

Presidente da República procede à exoneração e nomeação de novos membros do Governo

Angop
Presidente da República, José Eduardo dos Santos
Presidente da República, José Eduardo dos Santos

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, procedeu hoje, terça-feira, às exonerações de Maria Idalina de Oliveira Valente, do cargo de ministra do Comércio e Turismo, e de Augusto Archer de Sousa Mangueira, do cargo de secretário de Estado do Comércio.

Uma nota de imprensa dos Serviços de Apoio ao Presidente da República, distribuída em Luanda, indica que foram igualmente exonerados Pedro Mutinde, do cargo de secretário de Estado da Hotelaria e Turismo, e Gaspar Fernandes Mateus Bernardo Neto, do cargo de vice-governador da província de Malanje para o Sector Económico e Social.

Por outro lado, segundo a fonte, o Presidente da República procedeu a nomeação de Maria Idalina de Oliveira Valente para o cargo de ministra do Comércio, Pedro Mutinde, para ministro da Hotelaria e Turismo, e José Mateus de Adelino Peixoto, para o cargo de secretário-geral dos Serviços Auxiliares do Presidente da República e chefe do Executivo.

Foram igualmente nomeados Aldemiro Justino de Aguiar Vaz da Conceição para o cargo de director de Gabinete de Quadros dos Serviços Auxiliares do Presidente da República e chefe do Executivo, Antónia Florbela de Jesus Rocha Araújo, secretária para os Assuntos Judiciais e Jurídicos do Presidente da República, e André Rodrigues Mingas Júnior, secretário para os Assuntos Locais do Presidente da República.

José Manuel Feio Mena Abrantes foi nomeado secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, Francisco Manuel Moteiro Quiroz, secretário para os Assuntos Políticos e Constitucionais do Presidente da República, Rosa Escórcio Pacavira de Matos, secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República, e Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca, secretário para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação do Presidente da República.

Armando Manuel foi nomeado secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, Manuel Paulo da Cunha, director de Gabinete do Presidente da República, José Filipe, director do Cerimonial do Presidente da República, Ana Maria de Sousa e Silva, secretária-adjunta do Conselho de Ministros, e Sebastião José António Martins, chefe do Serviço de Inteligência e de Segurança do Estado.

Foram também nomeados André de Oliveira João Sango, director-geral do Serviço de Inteligência Externa, António José Maria, chefe do Serviço de Inteligência Militar, Augusto Archer de Sousa Mangueira, vice-ministro do Comércio, Paulino Baptista, vice-ministro da Hotelaria e Turismo, e Carlos Alberto Teixeira de Alva Sequeira Bragança, vice-ministro das Relações Exteriores para a Administração e Finanças.

Pedro António Saraiva foi nomeado director-adjunto do Cerimonial do Presidente da República, Eliseu Epalanga Domingos, vice-governador da província de Benguela para o sector de Organização e Serviços Técnicos, e António David Dias da Silva, vice-governador da província de Malanje para o sector Económico e Social.

segunda-feira, 15 de março de 2010

PADRE TATI ACUSADO AUTOR MORAL DO ATENTADO Á SELECÇÃO DO TOGO

Regime anuncia que vai julgar Padre Tati como autor do ataque da FLEC Versão para impressão

De acordo com informações de ultima hora, os senhores Pe. Raul Tati, Dr Francisco Luemba, Dr Belcior Lanzi Tati e José Benjamin Fuca foram notificados ontem, dia 11 de Março, da acusação feita pelo Ministério Público junto do Tribunal da Comarca de Cabinda. Segundo a nota, os arguídos vão ser julgados por se apurar serem os autores morais do ataque contra a equipa do Togo, para além de manterem contactos com a FLEC.

Fonte: Club-k.net

Autoridades já tem provas para incriminar

Aos senhores Andre Zeferino Puati, João António Puati , Daniel Simba e Eng. Barnabe Paca Peso não foi apresentada qualquer notificaçào. O caso tem suscitado interrogações sobre as condições da sua detenção.

De momento não há qualquer informação se os advogados já foram notificados ou não. Observador competente nota haver um pre-julgamento . “Parece haver mais factos nesta historia além do que salta à vista. É necessário uma urgente mobilização de advogados para tomarem em mão o processo e, se prepararem devidamente para a defesa.”, diz.

De acordo com dados de “inteligence”, as autoridades angolanas prevêem, em tribunal, apresentar como prova da implicação dos mesmos, uma gravação com vozes atribuidas ao Padre Raul Tati dando instruções para o seguimento do ataque terrorista ocorrido na zona de massadi contra a seleção do Togo, em Cabinda.

MUPA/CUNENE - LANÇA GRITO SOS

Mupa lança grito de SOS

TPA

Populações da Mupa atravessam momentos difíceis

Fotografia: Mota Ambrósio

As chuvas que desde Fevereiro caem quase ininterruptamente na província do Cunene estão a causar estragos que configuram já uma situação de crise humanitária. Na comuna da Mupa milhares de cidadãos estão inteiramente dependentes da ajuda do Governo e da solidariedade colectiva e individual para sobreviver.

A situação ambiental na província do Cunene não é nada animadora. Ventos e chuvas com intensidade fora do normal têm causado estragos avultados desde Fevereiro. A enchente que mais uma vez atingiu o município do Kuvelai, desta vez com epicentro na comuna da Mupa, a 97 quilómetros da cidade de Ondjiva, deixou sete mil famílias, sem contar com as que partiram para outras localidades, sem abrigo. Apenas cinquenta famílias estão alojadas em centros de acolhimentos criados na comuna.
Neste momento cerca de 12 mil pessoas foram afectadas, e cinco mil e 805 alunos estão sem aulas. No que diz respeito às culturas, 400 campos agrícolas foram destruídos e um número incalculável de casas foram derrubadas pelas águas nas comunas da Mupa e Evali.
A cada dia que passa as águas das cheias vão tomando contornos diferentes, inundando novas zonas. Por isso cresce o número de pessoas sitiadas e desabrigadas. A ligação rodoviária entre Ondjiva e Kuvelai está intransitável, o que dificulta a chegada de viaturas com bens de primeira necessidade.
Na comuna da Mupa a situação é de calamidade. A maioria esmagadora da população perdeu os seus haveres, incluindo as casas. Os alunos não estão a estudar, pois dos 300 professores que a comuna alberga, menos de 20 se encontram na localidade, para além de que as próprias escolas também ficaram inundadas. As crianças passam boa parte do dia a pescar nas águas paradas das chuvas, correndo o risco de se afogarem.

domingo, 14 de março de 2010

KUNDI PAIHAMA MELHORA PENSÕES DE EX-COMBATENTES


Kundi Paihama esteve no Huambo

Fotografia: Santos Pedro

Os antigos combatentes e veteranos da pátria vão ter as suas pensões melhoradas, segundo garantiu sexta-feira, no Huambo, o titular da pasta, Kundi Paihama, no final da visita de constatação aos órgãos ligados ao seu pelouro.
Kundi Paihama disse que o governo vai implementar programas que visem a resolução paulatina dos problemas que afligem os antigos combatentes. Acrescentou que os integrantes do “Processo 50”, do 4 de Fevereiro, guerrilheiros, deficientes de guerra e todos os ex-militares constituem sempre um grupo alvo, que não estão esquecidos pelo Estado.
Durante a visita ao Huambo, o ministro Kundi Paihama manteve encontros com membros da direcção provincial dos Antigos Combates, visitou as oficinas de artes, onde são ministrados cursos de carpintaria e serralharia para os veteranos da pátria. Kundi Paihama garantiu que as oficinas vão merecer atenção imediata do seu pelouro, já que é política prioritária do Estado capacitar técnica e profissionalmente todos os antigos combatentes e seus descendentes para a rápida reinserção social.
O ministro visitou também o bairro do Kilombo, onde vivem mais de 332 famílias.

PAULO KASSOMA - PROJECTOS E PROGRAMAS PARA MULHERES

TPA
Paulo Kassoma defende programas de desenvolvimento das habilidades femininas

O presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, defendeu sexta-feira, em Luanda, a necessidade de se identificarem projectos e programas que desenvolvam, cada vez mais, as habilidades, capacidades e competência das mulheres.

Para Paulo Kassoma, estas acções permitiriam a inserção mais sólida e efectiva da mulher no desenvolvimento do país, eliminando, progressivamente, o "rosto feminino da pobreza".

O líder parlamentar discursava na cerimónia de abertura da mesa redonda sobre "o papel dos parlamentos para fazer respeitar os direitos das mulheres quinze anos após Beijing", organizada para saudar o Dia Internacional da Mulher (8 de Março).

Fez alusão às recomendações da rede de mulheres parlamentares ao Parlamento da CPLP, entre as quais se exige a criação de condições para fortalecer o papel das mulheres no processo de desenvolvimento, proporcionando mais para o financiamento de programas de promoção, formação e desenvolvimento para garantir igualdade e equidade do género.

Para o cumprimento destes desideratos, urge o estabelecimento de política de educação, cultura e de acesso das mulheres aos recursos económicos e aos meios de comunicação de massas, declarou o líder parlamentar.

quinta-feira, 11 de março de 2010

CAROLINA CERQUEIRA VISITA ANGOP

TPA
Carolina Cerqueira visita Angop

A ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, inteirou-se quarta-feira, 10/3,do funcionamento da Angop e das condições de trabalho dos seus profissionais, durante uma visita efectuada a sede da única agência de notícias do país.

Acompanhada pelo vice-ministro e pelo director nacional de informação, Manuel Miguel de Carvalho "Wadijimbi" e José Luís de Matos, respectivamente, a ministra Carolina Cerqueira visitou todas as áreas da agência.

Durante a visita, a governante recebeu, do director-geral, directora-geral-adjunta para a área de informação e director técnico, respectivamente, Manuel da Conceição, Luísa Damião e Daniel Jeorge, informações detalhadas sobre os projectos executados e em execução, no âmbito do processo de modernização da agência.

Durante a visita, enquadrada no programa de auscultação e constatação do actual estado dos órgãos de comunicação social públicos, Carolina Cerqueira reuniu-se com os membros do Conselho Editorial da Angop (área de informação), área técnica e administrativa.

Empossada em Fevereiro, a governante já esteve, com o mesmo propósito, na Televisão Pública de Angola (TPA), Rádio Nacional de Angola (RNA) e nas Edições Novembro.

FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS ESTÁ BEM DE SAÚDE

TPA
Vice – Presidente está bem de saúde

O vice-presidente da República de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos (na foto), regressa na próxima semana ao país, proveniente de Londres, onde se encontra em visita privada.

Em entrevista exclusiva concedida quarta-feira, 10/3, à Televisão Pública de Angola, (TPA), Fernando da Piedade disse, reagindo a publicação em Diário da República da delegação de competências para coordenar a área social, disse que qualquer área sob sua coordenação é importante.

"Na minha opinião toda área é importante, mas temos de destacar as áreas da Educação e da Saúde, se quisermos desenvolver o país, pelo seu envolvimento directo na formação do homem e na manutenção da saúde dos cidadãos", afirmou na breve entrevista.

Neste sentido, declarou-se "muito bem disposto" para o exercício da sua missão, depois da visita privada efectuada à Grã-Bretanha, e que se prepara para cumprir as responsabilidades inerentes ao cargo.

Segundo afirmou, aproveitou a visita privada à Grã-Bretanha para fazer exames médicos de rotina e "descansar para cumprir com êxito as novas funções para as quais foi empossado no passado dia 5 de Fevereiro".

Por outro lado, o Vice-presidente da República felicitou as mulheres angolanas por ocasião das celebrações do Dia Internacional da Mulher, assinalado na última segunda-feira.

Considerou motivo de orgulho comemorar com irmãs, mães e companheiras mais um aniversário do seu dia internacional. "Dizer a todas elas que estamos juntos nesta luta pela igualdade social", concluiu.

TORNEIO INTERNACIONAL DE POQUER NO LUBANGO

TPA
Lubango acolhe torneio internacional de Póquer

A cidade do Lubango, recebe de 12 a 14 de Março o primeiro torneio internacional de póquer do país com um prémio de 30 mil dólares (22 mil euros) para o vencedor.

Este torneio, organizado pela Plurijogos, que detém os principais casinos de Angola, surge depois de a empresa ter aberto um novo casino no Lubango, o Casino Olímpia, em Janeiro, com uma decoração inspirada na Grécia antiga.

Como um pouco por todo o mundo, também em Angola o póquer, na sua versão Texas Od´Em, está a crescer em número de praticantes, tendo mesmo sido da chamada comunidade de jogadores do país que saiu o vencedor do European Poker Tour, realizado em Vilamoura, Portugal, em finais de 2009.

Na altura, António Matias, um empresário português a viver em Angola, arrecadou como prémio cerca de 404 mil euros e o torneio do Lubango apresenta como curiosidade um prémio especial para quem bater na mesa de póquer o campeão, que vai estar presente.

Este torneio conta já com presença garantida de jogadores oriundos de vários países africanos e Portugal e, segundo Tiago Vilela de Sousa, director de marketing da Plurijogos, a intenção é fazer crescer este torneio até conseguir reconhecimento no circuito internacional da modalidade.

Está ainda em aberto a possibilidade da presença de jogadores norte-americanos, argentinos e brasileiros.

Esta aposta na divulgação do poker em Angola surge quando a imprensa internacional refere a possibilidade da entrada em Angola do magnata do jogo de Macau Stanley Ho, para explorar o Hotel e Casino Intercontinental, um gigantesco empreendimento que está em fase conclusão na cidade de Luanda.

CPLP - INDISPENSAVEL LIVRE CIRCULAÇÃO SEGUNDO PAULO KASSOMA

TPA
Livre circulação é indispensável para a cooperação, considera Paulo Kassoma

O presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma (na foto), reconheceu em Lisboa, Portugal, que não poderá haver reforço da cooperação entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sem uma circulação crescente e recíproca de pessoas e bens no espaço comunitário.

O líder parlamentar expressou o facto quando apresentava, na II Assembleia Parlamentar da CPLP, que decorre desde segunda-feira, em Lisboa, o tema "Reforço da cooperação no âmbito da CPLP".

Segundo Paulo Kassoma, há consciência de que a livre circulação de cidadãos apresenta contornos de alguma complexidade, dado os níveis desiguais de desenvolvimento entre os Estados membros e de políticas migratórias que garantam a estabilidade social.

“As trocas comerciais, a cooperação empresarial nos vários domínios, a solidariedade social, a procura de formação técnica e académica, a assistência médica qualificada e o turismo envolvem a circulação de pessoas e bens, para a qual há que encontrar soluções pragmáticas e equilibradas que satisfaçam as necessidade dos cidadãos e dos Estados”, asseverou.

Uma outra questão indispensável para a promoção da cooperação na CPLP, na óptica de Paulo Kassoma, é a consolidação das relações entre os países membros e o apoio que deve ser concedido ao empresariado público e privado.

Por isso, referiu, o Conselho Empresarial da CPLP deve continuar a desempenhar um papel relevante na promoção do sector.

domingo, 7 de março de 2010

CUNENE - CHUVADAS IMPEDEM CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E BENS

tpa
Cheias comprometem ano lectivo na comuna do Mupa

Pelo menos dois mil alunos do ensino primário na comuna da Mupa, município de Cuvelai, província do Cunene, estão sem estudar devido às fortes chuvas e cheias que se registam na circunscrição.
O facto foi revelado quarta-feira pelo vice- ministro do Interior para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, tendo afirmado que este fenómeno natural está a impossibilitar a livre circulação de pessoas e bens devido as inundações nas vias de acesso para escolas.

“As aulas estão paralisadas quer na sede da comuna como nas povoações, sendo que as instituições escolares, muitas delas construídas de material precário, foram destruídas pelas inundações”, adiantou o responsável.

Informou que, para além das escolas estarem sitiadas, está também interrompida a ligação rodoviária Mupa/Evale e Ondjiva, capital do Cunene.Eugénio Laborinho considerou a situação “preocupante”, avançando esperar ainda grandes quedas pluviométricas, tendo em conta que o mês de Março está apenas no princípio.

“Situação idêntica pode acontecer na comuna de Evale, localizada no mesmo corredor rodoviário com a Mupa”, realçou.

Nesta altura, as autoridades têm contabilizados, na comuna da Mupa, mil e 23 cidadãos desabrigados, 180 campos agrícolas destruídos e diversas casas destruídas.

LUANDA - VIA ALTERNATIVA À MARGINAL ABERTA


Via alternativa à Marginal de Luanda aberta ao trânsito automóvel
A via provisória entre o largo do Baleizão e os acessos à Ilha de Luanda e Praia do Bispo, criada para servir de alternativa ao trânsito rodoviário na Marginal de Luanda, foi aberta hoje, sábado, ao tráfego, constatou à Angop no local.
A via, de cerca de mil e 200 metros, tem capacidade da actual Marginal, com duas faixas de rodagem em cada sentido, separador central, uma área de estacionamento para 200 viaturas, iluminação pública e sinalização em toda a sua extensão.
Com a abertura da rodovia foi encerrado parte da Marginal, que vai ser restaurada no quadro do projecto de requalificação da Baía de Luanda.
O empreiteiro arrancou já com uma nova fase de requalificação da Marginal de Luanda que compreenderá a restauração da área entre o largo Amizade Angola e Cuba, ex-largo do Baleizão e a entrada da Ilha de Luanda.
Nesta fase será construído um viaduto de ligação à Ilha de Luanda, bem como surgirão áreas de estacionamento para cerca de 800 viaturas, espaços verdes e de lazer.

JOSE EDUARDO DOS SANTOS RENDE HOMENAGEM A ADRIANO SEBASTIÃO


Presidente da República rende homenagem ao nacionalista Adriano Sebastião

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, prestou hoje (sábado), em Luanda, tributo ao nacionalista Adriano João Sebastião, falecido terça-feira, por doença.

Acompanhado da esposa, Ana Paula dos Santos, o Presidente da República inclinou-se diante da urna com os restos mortais do falecido, cumprimentou os seus familiares depois de ter escutado o hino nacional.

Outras altas figuras do Estado, do parlamento, nacionalistas, amigos e familiares, igualmente estiveram presentes na homenagem que ocorreu na Unidade Principal dos Bombeiros.

Mensagens divulgadas pela imprensa referem que o malogrado foi destacado patriota comprometido com os ideais e anseios de liberdade do povo angolano, tendo dado a sua contribuição em prol da luta pela independência nacional, proclamada em 11 de Novembro de 1975.

Os restos mortais do malogrado nacionalista, nascido em 11 de Agosto de 1923 na localidade de Calomboloca, província do Bengo, serão sepultados hoje a tarde no Cemitério do “Alto das Cruzes”.

sexta-feira, 5 de março de 2010

CELSIO MAMBO EM LISBOA

Cantor Célsio Mambo abre festival da paz no Pavilhão Atlântico em Lisboa

Luanda – O cantor gospel Célcio José Mambo vai abrir no dia 10 de Abril, no Pavilhão Atlântico de Lisboa (Portugal), o festival em saudação ao Dia da Paz em Angola, que se assinala a quatro do próximo mês.

Em declarações hoje à Angop, o cantor, que fará parte de uma lista de cerca de 30 artistas angolanos convidados para o evento, disse que vai interpretar a canção “Com-te partiró”, de autoria do italiano Andrea Boccelli.

O evento, a ser promovido pela LSProduções, contará, entre outros, com as participações de Dom Kikas, Ângelo Boss, Yuri da Cunha, Matias Damásio e Calado Show.

Por outro lado, Célsio Mambo anunciou o lançamento, em Abril, do seu primeiro disco “Mais do que vencedor”, do género gospel, gravado em Portugal, com a Orquestra do Conservatório de Lisboa.

O disco “Mais do que Vencedor”, com 13 temas, foi editado pela LSProduções, estando disponíveis cinco mil cópias.

Participou num dos concursos “Estrelas ao Palco” e ficou entre os seis melhores com a mesma música de Andrea Bocelli.

Teve igualmente participação no programa televisivo “Gala à Sexta-Feira” e em 2006 participou no Festival da Canção de Luanda, da Luanda Antena Comercial (LAC), sagrando-se vencedor, com a música “Lunga Ny Kalunga”.

Célsio José Mambo é natural de Luanda e tem 26 anos de idade. É o regente do coro da Igreja Metodista Unida do Monte Sinai.

PARLAMENTO ANGOLANO APROVA LEI DE PROBIDADE ADINISTRATIVA

Parlamento aprova Lei de Probidade Administrativa por unanimidade

Luanda – A proposta de Lei sobre a Probidade Administrativa, apresentada aos deputados à Assembleia Nacional pelo ministro do Estado e chefe da Casa Civil da Presidência da República, Carlos Feijó, foi aprovada hoje, sexta-feira, em Luanda, por unanimidade.

A Comissão dos Assuntos Constitucionais, Jurídicos e Regimentos da Administração do Estado e Poder Local, e de Mandatos, Ética e Decoro Parlamentar, sugeriu, no seu relatório parecer, que o texto ora aprovado seja designado Lei de Probidade Pública.

Ao apresentar o diploma, Carlos Feijó referiu que o mesmo visa a moralização da sociedade e estimular uma gestão mais responsável e transparente do erário público, cuja implementação compreenderá três momentos: prevenção, acção e sancionamento
dos actos ilícitos.

Destacou a norma da obrigatoriedade de apresentação de declaração de bens aos cidadãos que forem eleitos ou nomeados para cargos públicos, a qual deverá ser depositada na Procuradoria-Geral da República, a quem competirá acompanhar a aplicabilidade da lei.

Para tal, informou que a Procuradoria Geral da República vai criar um departamento que se encarregará de fiscalizar os actos
sancionatórios.

Enfatizou o princípio da reparação dos danos causados ao Estado, mediante a devolução dos bens e valores subtraídos, sem
descartar a pena criminal, além de outras normas das quais se destaca a cautela aos cidadãos sobre denúncias caluniosas.

POLIGAMIA EM ANGOLA SIM OU NÃO?


A Fundação Agostinho Neto realiza hoje às 9 horas, no auditório da empresa de seguros AAA, na Avenida Lénine, um debate com o tema “poligamia ou adultério?”.

Enquadrado nas celebrações alusivas ao Dia da Mulher Angolana e ao Dia Internacional da Mulher, o encontro, que acontece no âmbito da 1ª edição da mesa redonda Diálogos em Família, realiza-se sob o lema “a nova ordem começa em nossa casa”.

A deputada Irene Neto, membro da direcção da Fundação Agostinho Neto, explicou que escolha do tema se deve ao facto do assunto ser actual, porque existem várias manifestações e práticas concretas na vida dos angolanos, quer na zona urbana como na rural.

A primogénita do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, acredita que “existe um debate mesmo a nível da própria Constituição agora em vigor, uma vez que há usos e costumes e os hábitos da modernidade que podem até influenciar o sistema familiar, trazendo até malefícios para a família e as pessoas”.

Uma das mentoras da fundação, a dra. Irene Neto acha pertinente a discussão do tema porque a nova Constituição defende o direito costumeiro: “Há regiões onde a poligamia é um facto, mas nas cidades, onde existem igrejas e se defende a monogamia, existe conflito entre as duas situações. É preciso definir bem o que é a poligamia”, defende a médica.

O debate estará a cargo de palestrantes como o frei João Domingos, da Igreja Católica, os psicólogos Laurindo Vieira e Maria da Encarnação Pimenta, assim como o jurista João Pinto e a socióloga Fátima Viegas.

Foram também convidados a deputada Adélia de Carvalho, o biólogo e tradicionalista Makuta Nkondo, o engenheiro António Henrique da Silva e a ........continuar a lerhttp://www.cubataworldphotos.com/viewtopic.php?f=180&t=696&p=9445#p9445

quinta-feira, 4 de março de 2010

ANGOLA SUBIU DOIS LUGARES NO RANKING DA FIFA

Angola subiu dois lugares no ranking mundial, que foi divulgado ontem pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), ocupando agora a 86ª posição da lista liderada pela Espanha, seguida pelo Brasil.
Angola soma 379 pontos, mais oito do que na lista do mês passado, e está duas posições abaixo de Moçambique (84º), mas acima de Cabo Verde (98º) e Guiné – Bissau (195º). Portugal, país lusófono melhor colocado, ocupa o sexto lugar.
O Egipto, que na lista anterior estava no “top tem”, desceu do décimo para o 17º posto. Camarões (20º), Nigéria (21º), e Côte d’Ivoire (22º) são os outros países africanos melhor posicionados na tabela de classificação.

ANGOLA - PREOCUPADA COM EMISSÕES DE CARBONO


Angola prepara projectos nacionais para Mercado de Carbono

O Ministério do Ambiente está a preparar 15 projectos de várias dimensões de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MLD), para colocar naquilo que se designa internacionalmente "Mercado de Carbono".

O facto foi avançado quarta-feira, em Luanda, pela titular da pasta, Fátima Jardim (na foto), na abertura da 1ª Reunião da Autoridade Nacional Designada, uma agência governamental obrigatória que autoriza o desenvolvimento de projectos de MDL, quando as acções aderem aos critérios do país para o desenvolvimento sustentável.

Estes projectos, que devem estar ligados à possibilidade de redução de emissões de gases de efeito de estufa, estão relacionados com a melhoria da qualidade de água, distribuição de energia eléctrica, agricultura, minas e produção mineira, transportes, construção, industriais e outros.

“Queremos referir que dessa forma Angola reforçará a capacidade de maximizar as vantagens do mecanismo de flexibilidade criados pelo protocolo de Kyoto, no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas”, disse.

O Mercado de Carbono, de acordo com Fátima Jardim, está cada vez mais competitivo ao nível do mundo, uma dinâmica que para si, constitui uma questão adaptável que poderá mudar a vida organizacional dos países, sobretudo em desenvolvimento.

quarta-feira, 3 de março de 2010

LEI DA PROBIDADE

Cidadãos aplaudem vigência da Lei de Probidade Administrativa

Angop
Primeiro secretário municipal do Kilamba Kiaxi do MPLA, José Bandeira
Primeiro secretário municipal do Kilamba Kiaxi do MPLA, José Bandeira
Luanda – A vigência da Lei de Probidade Administrativa, que brevemente será aprovada pela Assembleia Nacional, na sequência da Constituição da República de Angola, vai marcar um ponto de ruptura com o passado, consideram hoje, terça-feira, cidadãos inquiridos pela Angop, em Luanda, sobre a matéria.
Segundo citadinos, a vigência do diploma vai impor uma atitude mais responsável perante o trabalho e a coisa pública, estabelecendo a “tolerância zero”, declarada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com relação à falta de transparência e a má gestão do erário público.
Para o primeiro secretário municipal do Kilamba Kiaxi do MPLA, José Bandeira, nesta 3ª República os governantes devem ter um carácter diferente, de modo a materializar-se a palavra de ordem proclamada na década de 70, pelo fundador da nação angolana, Agostinho Neto, de que “O mais importante é resolver os problemas do povo”.
Disse acreditar na aplicabilidade da lei, afirmando que os militantes do MPLA, particularmente os administradores municipal e comunais da circunscrição, assim como as comissões de moradores e outras associações, serão chamados a prestarem o seu contributo no sentido de fiscalizar o cumprimento do diploma.
Por seu turno, Luís Leiria, funcionário público, disse que a Lei de Probidade Administrativa é de extrema importância para a vida do país, porquanto vai reduzir os excessos que certos gestores têm cometido, ao ponto de se apropriarem indevidamente do erário público.
“Para todos os efeitos, a lei será bem vinda e pensamos que toda a população deve apoiar os órgãos encarregues de fiscalizar o seu cumprimento de forma implacável”, encorajou, ao mesmo tempo que defendeu a necessidade da divulgação do instrumento jurídico.
De realçar que o comité provincial de Luanda do MPLA promoveu no fim-de-semana uma palestra sobre a Lei de Probidade Administrativa, tendo mobilizado centenas de militantes dos mais variados estratos sociais e estruturas partidárias, os quais apoiaram amplamente a aprovação do diploma.
“A palestra foi um autêntico exercício pedagógico e esperamos que as entidades de direito tenham a audácia de fazer cumprir escrupulosamente a lei para a moralização da sociedade”, exprimiram os cidadãos inconformados com o modo como alguns gestores têm gerido o património público.
A Lei de Probidade, aprovada já em Conselho de Ministro e que brevemente será discutida pela Assembleia Nacional, visa abranger toda a actividade pública e, por este facto, todos os responsáveis ou gestores públicos terão a obrigação de respeitar e observar rigorosamente o que nela estiver definido.

FESTIVAL DE KIZOMBA EM JUNHO

Festival de Kizomba realiza-se em Junho


Luanda – A promotora angolana de espectáculos Organizações África Cultura anunciou hoje, em Luanda, que vai realizar em Junho próximo a terceira edição do concurso de música "Feskizomba".

Falando à Angop, o responsável da empresa, Aníbal da Silva, disse tratar-se de um evento só para concorrentes angolanos, no qual podem concorrer todos os jovens de Luanda que cantam o estilo kizomba.

Adiantou que os candidatos podem participar a título individual ou colectivo, acrescentando que o concurso terá duas fases (apuramento e final).

Quanto ao júri, informou que para as fases de pré-selecção e final a comissão organizadora deverá indicar cinco pessoas idóneas e entendidas na matéria de música, para a avaliação dos concorrentes, devendo basear-se na harmonia, afinação, ritmo, interpretação e letra.

Adiantou que a organização vai premiar os três primeiros classificados, além de atribuir certificados de participação e diplomas de mérito.

O Feskizomba é um evento de periodicidade anual, que tem como objectivo a promoção e divulgação de eventos culturais, bem como estimular a criatividade dos artistas nacionais.

A organização do evento pretende também com o concurso dar mais oportunidade para os músicos anónimos mostrarem o seu talento.

terça-feira, 2 de março de 2010

PARQUE NACIONAL DO YONA

tpa
Governo garante melhoria na fiscalização do Parque do Yona

A governadora do Namibe, Cândida Celeste, garantiu, hoje, terça-feira, na comuna do Yona, 320 quilómetros a norte da capital provincial, o melhoramento de fiscalização nos três portões de entrada ao Parque Nacional do Yona, diminuindo assim a caça furtiva de vários animais como elefantes, zebras, gazelas, rinoceronte pretos e brancos, entre outras espécies.

Para tal, a governante reuniu-se, nesta localidade, com as autoridades tradicionais, tendo orientado a mobilização de jovens para trabalho de fiscalização do referido parque, aplicação de multas com valores elevados, o que vai de certo modo diminuir a prática de caça furtiva neste parque nacional.

"As autoridades tradicionais devem mobilizar jovens no sentido de serem fiscais e junto com a Polícia Nacional traçar um plano cerrado para o combate mais eficaz contra os caçadores furtivos no nosso parque, pois ele é um grande potencial económico, cultural, científico", disse a governadora Cândida Celeste.

Acrescentou que sendo este um elemento fundamental nacional e internacionalmente, o importante é melhorar o quadro, formando fiscais exemplares que possam actuar contra todos os infractores que prejudicam a fauna, concretamente os animais.

Questões relacionadas com o ensino, saúde e a pastorícia, abastecimento de água potável e de energia eléctrica foram abordados no encontro entre a governadora provincial e as autoridades tradicionais.

A "BLUE" NOS ESTADIOS PORTUGUESES


A Blue, a maior marca de refrigerantes angolana, vai estar presente nos 81 jogos a realizar pelo Benfica, Sporting e Porto no campeonato português de futebol, durante a temporada de 2010. Nos estádios onde estas equipas vão jogar, a Blue assegurou os direitos para a “publicidade de linha”. Os jogos que serão transmitidos pela RTP e Sportv, sendo vistos em Portugal e Angola. Para além de reforçar o posicionamento interno, esta iniciativa é o primeiro passo para a internacionalização da marca e a preparação da sua comercialização em terras lusas. Trata-se da primeira vez que uma marca de Angolana utiliza este meio de comunicação. Para os responsáveis da Refriango, ”os clubes de futebol são a imagem da força e luta, da juventude, da festa e do sonho, e os jogadores são ídolos de gerações e gerações”. Estas circunstâncias “garantem o sucesso de uma marca que aposte neste desporto”. Com este investimento pretende-se “apoiar a divulgação, notoriedade e vendas de Blue”. A ideia é a marca ser vista por um target mais abrangente e “reforçar o orgulho dos consumidores pela sua preferência e fidelidade”.
fonte o país

PALANCAS NEGRAS COM NOVO TREINADOR


Renard ou Boloni nos Palancas

Hervé Renard e Lászlo Boloni são os principais candidatos à substituição do treinador português Manuel José, no comando dos Palancas Negras, segundo informações avançadas esta semana por uma fonte próxima do dossier.

Renard, treinador francês, que orientou a selecção da Zâmbia no mês passado na Taça de África das Nações Orange-Angola2010, está mais próximo de o ser, sobretudo pelo ordenado.

O francês pode auferir um salário de 40 mil dólares mês, oitenta menos do que ganhava Manuel José. Ou seja, o treinador português recebia 120 mil dólares e abandonou o cargo evocando necessidade de viver emoções permanentes à frente de uma equipa, e não sazonalmente.

Não há ainda uma data indicativa para a assinatura do acordo com o treinador francês, mas a fonte sublinha que está para breve, pois “ele precisa começar a trabalhar tendo em vista as eliminatórias para o CAN do Gabão e da Guiné-Equatorial, em 2012”.
De quarenta e dois anos de idade, Hervé Renard iniciou-se no futebol africano na .... continuar a lerhttp://www.cubataworldphotos.com/viewtopic.php?f=178&t=931

segunda-feira, 1 de março de 2010

ANGOLA - ELEIÇÕES GERAIS EM 2012

Angola: Dos Santos certifica Eleições gerais em 2012
Fonte tpa

O Presidente do Partido no Poder em Angola, manifestou na Sexta – feira, 26/02, a disposição do MPLA, em preparar-se de forma estratégica com vista ao pleito eleitoral de 2012, durante a II Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA, realizada no Complexo Turístico Futungo II, Luanda.

José Eduardo Dos Santos, instou ao Secretariado do Bureau Político, do Partido a realizar estudos com vista a elaboração de uma estratégia eleitoral, que permita preparar o MPLA, a participar nas eleições de 2012, com êxito.

“Este estudo deverá igualmente esclarecer se será conveniente realizar uma Conferência ou Congresso Extraordinário antes deste evento, assunto este que foi aflorado durante a preparação do último Congresso do Partido”, sustentou o Presidente Eduardo Dos Santos.

De notar que, esta foi a segunda sessão desde a realização do Sexto Congresso do MPLA, e a primeira da Instauração da terceira República em Angola.

ANGOLA - RECUPERAÇÃO DE BARRAGENS

Fonte tpa
Barragem de Lomahum, em recuperação para produzir 50 Megawatts de energia

Cerca de 50 megawatts de energia eléctrica serão produzidos pela Barragem do Lomahum no Município da Ganda, e poderá entrar em funcionamento brevemente, de acordo com informações avançadas pela Direcção Provincial da Empresa Nacional de Electricidade, ENE, na Quinta – feira, 25/02.

O processo de recuperação e ampliação da Barragem, já arrancou e desta forma irá aumentar a produção energética local, de acordo com o Director Alcides da Rocha, a Reportagem da TPA.

No quadro da Produção de energia eléctrica no litoral, decorre igualmente a construção da linha Gabela – Kileva.

A abertura desta estrutura, vai favorecer o abastecimento de energia eléctrica também na Província do Huambo, visto que, a ENE, no planalto central, aguarda a recuperação da Barragem do Ngove.

Actualmente, a empresa distribui 12 mega watts, produzidos na central térmica localizada no Bairro Benfica – Huambo, onde foram instalados 12 grupos geradores, cujos motores gastam 45 Mil litros de gasóleo/dia.

Neste momento, a cidade do Huambo, necessita de 40 megawatts, de energia, e era abastecida pela Barragem de Lomahum, de 1965.

De notar que, a Subestação da Província do Huambo, alimentada pela Barragem de Lomahum, cobria as regiões da Caála, Huambo, Tchicala – Tchiluanga, Catchiungo, e Chinguar na Província do Bié.

TERRAMOTO NO HAITI PODERÀ TER SIDO PROVOCADO??


O Mundo foi agitado nas últimas semanas com a notícia divulgada pelo jornal moscovita Pravda que cita a Frota Russa do Norte segundo a qual, o sismo que devastou o Haiti em 12 de Janeiro passado resultou do teste de uma das “armas de terramotos” da Marinha norte-americana. De acordo com a informação, o tremor de terra no Haiti estava inserido num diagrama de sucessão linear em relação aos terramotos denunciados que se produziram à mesma profundidade de 10 km na Venezuela (8 de Janeiro) e em Honduras (11 de Janeiro). O presidente venezuelano Hugo Chávez, numa declaração pronunciada no mês passado, acusou os Estados Unidos de “brincarem aos deuses”, e denunciou a existência de uma arma capaz de provocar tremores de terra. Segundo o jornal Pravda, a Frota Russa do Norte, comandada pelo cruzador nuclear “Pedro, o Grande” tem controlado os movimentos navais dos EUA no Caribe desde 2008. O relatório compara as experiências de duas destas armas de terramotos com um teste realizado no Pacífico que causou um sismo de magnitude 6,5 na área em torno da cidade de Eureka, na Califórnia. Não se registaram vítimas. A informação acrescenta que os norte-americanos “tinham conhecimento total” dos danos que poderiam ser causados e que, para tal, mandara avançar o general P.K. Keen, Comandante Delegado do Comando Sul, para supervisionar na ilha os trabalhos de ajuda que fossem necessários. Logo após o terramoto no Haiti, seguindo o relatório da marinha russa e o jornal Pravda, o Pentágono mandou preparar o navio-hospital USNS Confort para seguir para a sacrificada ilha. O porta-aviões USS Carl Vinson foi enviado para a zona com a sua capacidade máxima de aviões e helicópteros. Chegou no ...........ler mais http://www.cubataworldphotos.com/viewtopic.php?f=205&t=774&p=9325#p9325