sábado, 19 de fevereiro de 2011

HUILA INVESTE NO COMERCIO RURAL


A direcção provincial do Comércio na Huíla vai dinamizar este ano 170 lojas, em cinco comunas, em benefício de 45.800 famílias, no quadro do programa de Implementação dos Programas Municipais Integrados de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
O director provincial do Comércio e Hotelaria da Huíla, Fernando Calola, disse ao Jornal de Angola que a dinamização da rede retalhista abrange 12 comunas de cinco município para atender até Dezembro 184.600 pessoas.
 Fernando Calola avançou que a implementação do plano, resulta do programa de promoção do comércio rural “Um contributo para a redução da pobreza no meio rural”, tendo referido que para este ano vão ser realizadas actividades a nível das instituições de apoio e enquadramento, bem como da rede de comercialização.
O programa de promoção do Comércio Rural (PPCR) é fruto de uma orientação do Governo que traça para o sector a tomada de medidas que concorram para a substituição das importações, para se alcançar a auto suficiência alimentar e a promoção do relançamento de algumas culturas que podem ser competitivas nos mercados.
O responsável do comércio na Huíla sustentou que a falta de um sistema de comercialização organizada nas áreas rurais é um factor limitativo para o incentivo da produção agrária e das pequenas empresas agrícola.
Reconheceu que a revitalização da rede retalhista na província da Huíla vai proporcionar o funcionamento da rede de abate de gado nas regiões pastoris, a redução dos preços junto do retalhista e do consumidor rural dos produtos, ou de fabrico nacional, de forma a contribuir para a redução dos custos da produção agrária e, consequentemente, dos preços a praticar junto do consumidor.
Definiu como pressupostos a nível dos resultados, a necessidade de reparação das estradas e picadas de ligação entre as vias principais e as povoações e aldeias do interior, factor condicionador para o desenvolvimento das acções a serem executadas pelos operadores do programa.
Garantiu que o Governo criou mecanismos que visam a atribuição de verbas para o cumprimento cabal das acções a serem desenvolvidas, sobretudo da reabilitação da rede retalhista existente de lojas reabilitáveis nas comunas e povoações e a responsabilidade de ser incentivada a instalação rápida de novas lojas nas áreas afastadas em que se encontra uma parte considerável da população.
A nível da província da Huíla intervêm a Comissão Provincial Multisectorial, que acompanha e apoia a execução do PPCR. 
 Junto de cada direcção provincial do Comércio, que coordena o programa, vai ser instalado um grupo técnico para assegurar em permanência as tarefas operativas, em conjunto com as repartições das administrações municipais e comunais que respondem, nos respectivos níveis, pela área do Comércio.

Sem comentários:

Enviar um comentário