segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FABRICA DA "CUCA" COMPRADA PELA "CASTLE"

A fábrica “Cuca” de Luanda e a Unidade de Produção Kuito foram privatizadas, no quadro do processo de privatizações de unidades públicas aprovado pelo Executivo. Foram signatários das escrituras de compra e venda os responsáveis das duas empresas privadas e o presidente do Instituto para o Sector Empresarial Público (ISEP), Henda Inglês. A fábrica “Cuca” foi comprada pela empresa Castle.
O presidente do ISEP revelou estarem em curso 43 processos de privatização avançados à espera da realização da assinatura de outorga das escrituras de compra e venda.
Henda Inglês considerou a concretização da assinatura de venda um passo significativo, mas sublinhou que ainda é muito baixo para o nível de privatização que se quer alcançar.
“De 2001 a 2005, tínhamos 93 empresas para privatizar. Neste momento estão preparados 43 processos, mas ainda consideramos a taxa muito reduzida”, afirmou Henda Inglês. 
O administrador delegado do grupo Castle, Philippe Frederic, informou que o processo de gestão da cervejeira Cuca teve início em 1994 e o contrato de privatização começou em 2006. “Desde que assumimos a gestão da fábrica, a produção, que se fixava a 200 mil hectolitros por ano, passou para 300 mil hectolitros por ano e durante este ano foram investidos cerca de 200 milhões de dólares”, precisou. 
Philippe Frederic garantiu que a fábrica beneficia de uma tecnologia avançada, com máquinas de enchimento com capacidade de 50 mil garrafas por hora e acrescentou que a empresa, que em 1994 tinha apenas 500 trabalhadores, hoje tem 1.600 trabalhadores.
A fábrica de cerveja Cuca, além de Luanda, está implantada no Lobito. No ano passado foi inaugurada uma nova linha de enchimento da cerveja Cuca na Companhia de Bebidas do Bom Jesus (Cobeje). A linha de produção está avaliada em cerca de 30 milhões de dólares com capacidade para 145 mil hectolitros de cerveja por mês, contra os 110 mil hectolitros anteriores. A linha de produção tem os últimos modelos de equipamentos tecnológicos da indústria cervejeira mundial. Os vasilhames, reformáveis ou descartáveis, são fornecidos pela VIDRUL.
A Companhia União de Cervejas de Angola (Cuca) está localizada no município do Cazenga e foi fundada a 26 de Abril de 1952 por Manuel Vinhas. Produziu as cervejas “Cuca”, “Cuca Especial”, “Skol”, “Sagres” e “Cuca Preta”. 
Com a actual gerência do Grupo Castel, a empresa começou a registar uma gradual subida da produção anual, devido aos factores de estabilidade e facilidade de aquisição dos bens de produção e fornecimento regular de água e energia eléctrica. 
O objectivo principal da Cuca é satisfazer o mercado nacional e atingir os mais variados recantos de consumo nacional. O grupo Castle pretende investir na construção de novas fabricas em áreas estratégicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário