quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ESTÓNIA ADOPTA MOEDA UNICA DA UNIÃO EUROPEIA


A Estónia é, a partir de 1 de Janeiro, o décimo sétimo país a adoptar o euro como moeda nacional, anunciou, na segunda-feira, a União Europeia (EU).
A Estónia, com 1,3 milhões de habitantes, que, desde 2004, faz parte da EU, é o terceiro país do antigo bloco do Leste, a adoptar o euro, depois de Eslovénia, em 2007, e da Eslováquia, no ano passado.
 Algumas pesquisas referem que quase metade da populção da Estónia aprova a adopção do euro em substituição da coroa, moeda criada, em 1992, para substituir o rublo soviético.
 O Governo da Estónia considera a mudança para o euro vantajosa e “uma fase lógica para uma pequena economia aberta ao mundo”. 
“O FMI entende que a adopção pelo euro deve acelerar o crescimento entre 0,15 e 1 por cento ao ano, ao longo das próximas duas décadas”, declarou o ministro da Economia, Juhan Parts.  A Estónia já tinha tentad, em 2007, integrar a Zona Euro em 2007, mas foi impedida devido à elevada inflação. 
A economia do país registou, em 2009, uma recessão de 14,1 por cento, uma das maiores do mundo, como resultado da crise global, mas a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é, para este ano, de 2,5 por cento e de 3,9 por cento para o próximo. 
A  Zona Euro, com a integração da Estónia, passa a ter 330 milhões de habitantes. A agência europeia de estatísticas Eurostat, referiu que, no ano passado, a Zona Euro tinha um PIB de 11,8 triliões de dólares, inferior ao dos Estados Unidos, mas acima dos da China e do Japão juntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário