quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CALANDULA CONVIDA AO TURISMO


Calandula é um município de Malange que está situado a norte da província, com uma superfície de 7.037 quilómetros quadrados. 
Tem cinco comunas, a sede, Cota, Kingi, Kateco Kangola e Kuale, integra 18 regedorias e 548 sobados e tem uma população estimada em 72 400 habitantes. 
O cartão de visita do município está patente nos abundantes recursos naturais e atractivos turísticos e culturais que ostenta.
A população predominante integra o grande grupo mbundu e, de entre estes, destacam-se os ngola, mbaka, malengues e os mandongos.
O município controla 389 professores e 43 alfabetizadores, distribuídos em cinco comunas, conta com 26 escolas de carácter definitivo, às quais se juntam 187 salas de aulas feitas à base de adobes.
O administrador municipal, Manuel Campos, assegurou que se encontram em construção na região dez escolas com seis salas cada. "As escolas estão num ritmo acelerado. Pensamos, que antes da abertura do ano lectivo, as escolas estarão à disposição das populações".
Manuel Campos deplorou a qualidade de ensino, pois, como sublinhou, a maior parte dos professores tem formação básica e "estamos a lutar para dotar o ensino de um instituto para a formação de professores".
Afirmou que, em Kalandula, o ensino médio é garantido por técnicos médios, o que na sua óptica, garantem a qualidade de ensino no centro pré-universitário.
O município, de acordo com o administrador, recebeu novos 150 professores, que foram distribuídos em diversas comunidades. 
Do seu ponto de vista, esse reforço vai permitir a inserção no sistema de ensino de mais de seis mil crianças, que se encontram fora do sistema, particularmente na Baixa do Kuale, na zona do Luquinge, onde os transportes não funcionam.
Manuel Campos disse que, em função das condições existentes nas referidas localidades, "existe alguma resistência por parte dos jovens para ensinar no meio rural". "Temos trabalhado com as comunidades para que nada falte a estes profissionais", assegurou.

Sem comentários:

Enviar um comentário