O aeroporto de Carianga, a 20 quilómetros de Ndalatando, está a ser alvo de obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento com meios modernos e tecnológicos de última geração, no âmbito do programa de reconstrução nacional, constatou o Jornal de Angola.
As obras, a cargo da empreiteira cubana Imbondex, estão orçadas em 50 milhões de dólares. O director da Unidade Básica da empreiteira no Kwanza-Norte, Miguel Rapado Naranjo, disse na terça-feira que a pista do aeroporto vai ter 2.120 metros de comprimento, contra os actuais dois mil.
Para além da pista, que neste momento já recebe o tapete de asfalto, os trabalhos consistem na reparação e modernização do hangar (local onde se guardam os aviões) e de infra-estruturas para o Serviço de Bombeiros antes inexistentes.
Com cerca de 130 trabalhadores nacionais, recrutados localmente, e 40 técnicos cubanos, os trabalhos começaram em Outubro de 2009 e devem terminar no segundo semestre de 2011.
“Com esta remodelação, a província terá praticamente um aeroporto novo. A pista e demais repartições obedecerão a todas as normas recomendadas internacionalmente”, disse o director da Unidade Básica da Imbondex. Miguel Rapado Naranjo acrescentou que o aeroporto poderá receber aviões com capacidade para transportar mais de 50 passageiros, como é o caso do modelo Focker.
“A obra encontra-se a 40 por cento de execução. Tudo está funcional, devido ao abastecimento atempado de material, vindo na sua maioria do exterior do país”, disse Miguel Rapado Naranjo, acrescentando que o asfalto é fornecido pela empresa Angolaca.
Sem comentários:
Enviar um comentário