terça-feira, 17 de agosto de 2010

REACTIVADAS OBRAS DE REABILITAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO DE BENGUELA

Está tudo a postos para o prosseguimento das obras de reabilitação dos Caminhos de Ferro de Benguela, CFB, adjudicadas a Empresa chinesa CR20, depois de algum tempo paralisadas devido a crise financeira, de acordo com garantias apresentadas pelo seu Presidente do Conselho de Administração Carlos Gomes.

Com base no Plano do Ministério dos Transportes, numa primeira fase os trabalhos visavam repor o troço ferroviário Lobito – Luau, ligando a fronteira com a RDC, e a segunda fase com a República da Zâmbia, passando pelo Município do Cazombo.

“Temos que começar a trabalhar do Lobito, para o Luau, para a medida que se for avançando for possível saturar a linha, posteriormente vamos estabelecer as linhas Lobito – Cubal, Lobito – Ganda, e assim sucessivamente, chegando ao Huambo, se tudo correr bem as pontes estarão feitas”, explicou o PCA, a Reportagem da TPA.

Carlos Gomes, disse que, com excepção de algumas, as pontes estão praticamente feitas, inclusive, a Ponte do Kuiva, e a sob o Rio Kwanza, tida como a mais importante e cumprida.

Neste sentido, a RDC, que tem cerca de 4 Milhões de toneladas de cobre, acumuladas no seu território para transportar à cidade do Lobito, já manifestou a sua preocupação com vista a reposição do funcionamento dos Caminhos-de-ferro de Benguela.

Sem comentários:

Enviar um comentário