terça-feira, 24 de agosto de 2010

KILUANJI KIA HENDA EXPÕE NA BIENAL SE SÃO PAULO

Uma exposição do artista angolano Kiluanji Kia Henda, com o título “Trans It”, foi aberta ontem, na galeria Soso – arte contemporânea africana, no quadro da 29ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

Kiluanji é um dos três artistas representantes de Angola na 29ª Bienal de São Paulo que já albergara, em Junho, trabalhos de Yonamine e, emSetembro, irá acolher a mostra de Nástio Mosquito.

O evento conta ainda com a abertura de uma outra exposição no espaço SOSO, de artistas da Bahia que participam da exposição colectiva Segunda Ponte.

Nesta apresentação, trabalhos de criadores como Adriana Araújo, Caetano Dias, Glauber Rocha, Ieda Oliveira, Maxim Malhado, Marepe, Sarah Hallelujah e Virgínia de Medeiros reforçam e valorizam uma identidade que é genuinamente baiana, justamente porque mestiça, miscigenada, resultante da mistura entre as culturas indígenas e europeia, mas sobretudo africana.

A Segunda Ponte dá continuidade ao projecto 3Pontes_SP, que, através da parceria entre a galeria SOSO arte contemporânea africana e a Fundação Sindika Dokolo, vai apresentar na capital paulista uma mostra dos trabalhos dos artistas baianos que participarão da II Trienal de Luanda, a qual será realizada pela Fundação Sindika entre Setembro e Dezembro deste ano.

A força e a criatividade da arte contemporânea produzida em Angola e na Bahia são apresentadas, pela segunda vez, apresentadas em São Paulo. A iniciativa procura actualizar o imaginário nacional sobre estas duas produções, rompendo com estereótipos e apresentando a diversidade presente nos trabalhos de seus artistas.

As duas exposições estarão abertas até ao dia 18 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário