quarta-feira, 12 de maio de 2010

FMI - NOVO CREDITO DE USD 171,5 A ANGOLA

TPA
FMI, aprova crédito de USD 171,5 Milhões, para Angola

A aprovação de um crédito á Angola, avaliado em 171,5 Milhões de Dólares norte – americanos, foi Terça – feira, 11/05, anunciada, em Washington, pelo Fundo Monetário Internacional.

O FMI, fez esta aprovação durante uma reunião da sua Administração no decurso da qual o desempenho do Programa económico de Angola, apoiado pelo acordo Stand By, foi avaliado de forma positiva.

Desta forma, eleva-se para 514,5 Milhões, o montante desembolsado pela Instituição.

Através de um comunicado o Director – adjunto do FMI, Morilo Portugal, aplaudiu a retoma dos leilões de moeda estrangeira em Angola, considerando prioritária a eliminação de controlos administrativos sobre o mercado cambial, tendo em conta a introdução de medidas de estímulos da liquidez.

De notar que, o acordo com Angola, foi aprovado em Novembro de 2009, no sentido de apoiar o país, a ultrapassar os efeitos da crise económica e financeira internacional, que reduziu as receitas petrolíferas, tida como grande fonte de rendimentos do país.

O mesmo prevê um desembolso total de 1,3 Mil milhões de dólares, pelo FMI, ao longo de 27 meses.

Na primeira revisão desde a aprovação do acordo, a Administração do FMI, acedeu ao incumprimento de duas metas, designadamente, a não acumulação de novos pagamentos atrasados externos e domésticos.

Depois da estagnação de 2009, a Instituição, actualizou no final de Abril de 2010, as suas previsões para Angola, apontando para um crescimento económico de 7,1 por cento em 2010, e 8,3 por cento em 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário